quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ação com alunos de duas escolas encerra a Semana do Meio Ambiente

Uma ação de recuperação de nascente e córrego que envolveu os alunos das escolas Isabel Fernandes Pedroso e Alice Rolim de Moura Holtz, realizada nesta quinta-feira (9), pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, encerrou a Semana Municipal do Meio Ambiente.

As atividades tiveram início no domingo (5), no Sesi, e envolveram aproximadamente 150 pessoas, contando com diversas entidades e instituições. Já na terça-feira (7), os alunos do Sesi participaram da terceira etapa de recuperação ambiental da Bica do Icatú ou Bica do Mendes, que é uma nascente de água. Coube à Secretaria de Serviços Públicos fazer a roçagem do capim, a retirada de resíduos sólidos e a abertura dos berços na área para que os alunos do Sesi, acompanhados pela Guarda Civil Municipal, pudessem realizar o plantio de cem árvores nativas de diversas espécies, entre elas araçá, canelinha, quaresmeira, aroeira e tipuana.

Além do plantio, a Secretaria de Meio Ambiente orientou os meninos e meninas sobre a importância da recuperação ambiental, das florestas, dos animais e da água para a vida de todos os seres vivos e sobre os cuidados nos tratos culturais para proporcionar mais chances de sucesso na sobrevivência das mudas.

Com a parceria da ONG Pé de Planta, outras informações sobre os cuidados do meio ambiente para garantir a qualidade e a disponibilidade foram ofertadas aos alunos, tais como os processos de recarga de água no lençol freático favorecido por meio da existência da vegetação e de áreas permeáveis.

Na quarta-feira (8), com os apoios da Secretaria Municipal de Educação e da Viação São João foram feitas visitas às unidades do Proame (Programa de Amparo ao Menor de Votorantim), com crianças dos bairros da Vila Garcia, Vila Nova, Jardim Clarice e Itapeva. Além disso, os alunos da Escola Helena Pereira de Moraes visitaram o Parque Ecológico do Matão e participaram de atividades especiais de educação ambiental, visitas monitoradas e intervenção artística ambiental exclusiva do grupo cultural Coletivo O12.

As crianças aprenderam como pequenas atitudes prejudiciais causadas ao meio ambiente podem provocar grandes prejuízos para outras pessoas ou para os animais, mesmo que estejam distantes do local da ação, pois na natureza tudo é interligado e muitas ações negativas podem retornar para quem as causou.

Foram ainda repassadas orientações sobre a importância das matas ciliares, fiscalização ambiental, respeito à liberdade dos animais, bons cuidados, entre diversas outras.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim