quarta-feira, 1 de junho de 2016

Duas audiências decidem greve dos motoristas nesta quarta-feira

Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Cláudia Martins

Duas audiências no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas -- que serão realizadas nesta quarta (1) pela manhã entre o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e as empresas de ônibus -- podem decidir o futuro da paralisação do transporte coletivo de Sorocaba e Votorantim.

Em Sorocaba -- onde o serviço é prestado pela Sorocaba Transporte Urbano (STU) e o Consórcio Sorocaba (Consor) -- os trabalhadores, que haviam cruzado os braços na semana passada, podem retomar a paralisação hoje caso um acordo não seja alcançado.

As duas audiências serão às 10h e não às 19h, como chegou a ser informado pelo Cruzeiro do Sul. Em Votorantim -- que é atendida pela Auto-Ônibus São João -- a greve já começou na segunda-feira e pode continuar seguindo determinação judicial de manter 70% dos ônibus em horários de pico (das 5h30 às 8h30, das 11h às 14h e das 17h às 20h30) e 40% nos horários normais. Ontem, os ônibus de Votorantim que estavam em circulação tinham uma placa informando que os motoristas estão cumprindo a lei de greve. Pela manhã, o movimento foi baixo no terminal de ônibus João Souto, em Votorantim.

De acordo com o Sindicato, a greve atinge os trabalhadores da São João, que operam o transporte urbano na cidade, e também o intermunicipal entre Sorocaba e Votorantim, além dos municípios de Salto de Pirapora, Boituva, Porto Feliz, Piedade e São Miguel Arcanjo, além da linha rodoviária de Sorocaba a Ilha Comprida, e linhas de fretamento. Apenas, os ônibus do transporte escolar, do especial e da área da saúde estão operando 100%.

Segunda tentativa

A audiência de hoje será a segunda tentativa de acordo entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas atuantes em Sorocaba que não chegaram a um acordo na audiência de conciliação, que foi realizada segunda-feira (30), no TRT. Na ocasião os trabalhadores aceitaram suspender a greve até hoje, e vão esperar o resultado da audiência.

O diretor do Sindicato, Marcílio de Jesus Garcia, disse que a categoria reivindica reposição salarial segundo a inflação que fechou em 9,955%, medido pelo Índice de Custo de Vida (ICV) do Dieese, mais aumento real de 6%. "Nós também queremos aumento no tíquete-refeição de R$ 23,00 por dia, atualmente ele está em R$ 19,00, aumento na participação nos lucros e resultados (PLR), contratação de agentes de bordo em quantidade que iguale ao número de motoristas, e manutenção de todos os direitos já conquistados em campanhas salariais passadas como cesta básica, plano de saúde, seguro de vida, PTS (prêmio por tempo de serviço), entre outros", disse.

Outras cidades

Em relação às empresas Viação Piracema e Rápido Luxo Campinas, que operam as linhas intermunicipais entre a cidade de Sorocaba e os municípios de Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Mairinque, Alumínio e Itu, o Sindicato informou que os trabalhadores permanecem em estado de greve, mas há a possibilidade de aderirem à paralisação a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim