sexta-feira, 10 de junho de 2016

Nível do rio Sorocaba se mantém mais de 1m acima

Jornal Cruzeiro do Sul











Fotos: Erick Pinheiro

A elevação no nível do rio Sorocaba, provocada pelo aumento da vazão da represa de Itupararanga, mantém pontos de alagamento na avenida Dom Aguirre e outra vias no Parque Vitória Régia e Parque São Bento. De acordo com a Defesa Civil, nas proximidades da Praça Lions, o leito está 1,10 m acima do nível normal. A Votorantim Energia, administradora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, informou que o reservatório de Itupararanga opera nesta sexta com 85,41% de seu volume total, mantendo-se estável desde as 15h de ontem, com vertimento está em 24,5 metros cúbicos por segundo.

A Defesa Civil informou que aguarda a estabilização do nível da represa Itupararanga, para que o rio volte ao normal e consequentemente ocorra a liberação de vias que estão interditadas devido ao transbordamento do manancial que corta a cidade. Na manhã desta sexta-feira (10), uma das faixas de rolamento da Avenida Dom Aguirre, sentido centro/bairro, nas proximidades do Parque das Águas, bem como a interseção da rua João Gabriel Mendes com a Rua Ingracia Angrisani Gomes, permanecem alagadas. O mesmo problema ocorre na Avenida XV de Agosto, assim como nas ruas José Martinez Perez, Victório Scabia, Osório Antônio de Lima, Orsélio Pereira e Antônio Silva Saladino, no Parque Vitória Régia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil,a água chegou a atingir um nível de aproximadamente 30 centímetros dentro residências do Parque São Bento. No entanto, quatro famílias que estavam alojadas temporariamente em casas de parentes e vizinhos tiveram suas casas liberadas no início da tarde desta sexta-feira (10).Ao todo, essas famílias permaneceram seis dias fora de casa. Elas residem em imóveis localizados nas vielas I (casas 239 e 300), III (87) e V (153). Outra família, que mora no número 274 da Viela I, continua aguardando o nível da água baixar, para que possa retornar para casa, após liberação pelo órgão.

Segundo a Votorantim Energia até o momento não foi identificada necessidade de abertura de comportas dos vertedouros da represa, pois a grande quantidade de água que estava entrando no reservatório tem diminuído rapidamente em função da interrupção das chuvas. Conforme levantamento, no acumulado das últimas 72 horas (três dias) não houve registro de chuvas em Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim