Cidade ficou sem energia elétrica por 11 horas no dia 6 de junho.
Todas as unidades básicas de saúde estão com as geladeiras lacradas.
A vacinação contra todas as doenças está suspensa temporariamente em Votorantim (SP) por conta do "apagão” do último dia 6 de junho, que prejudicou o armazenamento das doses. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com as geladeiras lacradas e os lotes foram enviados à Secretaria de Saúde para análise.
O apagão em Votorantim durou 11 horas e pode ter prejudicado o armazenamento das vacinas. É preciso que as doses fiquem entre 2ºC a 8ºC graus de refrigeração, mas em duas unidades, as geladeiras passaram dos 12ºC. "Nós temos 15 unidades de saúde, mas em duas delas houve uma variação maior de temperatura, que ultrapassou os 13ºC. As duas salas estão sendo observadas com maior cuidado para averiguar se há a necessidade de inutilizar as vacinas”, afirma a secretária de Saúde Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.
Até o momento, segundo as análises preliminares, nenhuma vacina precisou ser descartada, mas novos testes estão sendo feitos. Ao todo, 15 mil doses que são distribuídas por mês contra várias doenças estão sem uso e a previsão é que ainda nesta semana as vacinações sejam normalizadas após o fim das análises.Até que a situação seja normalizada, a população vai ser orientada pelos agentes de saúde. "É uma segurança para o usuário não aplicar a vacina enquanto não tivermos um laudo. Pedimos que as pessoas liguem na próxima quarta-feira para que a gente já tenha uma notícia sobre a liberação da vacinação", ressalta a secretária de Saúde.
As vacinas de Votorantim estão sendo analisadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual e o resultado deve sair nos próximos dias. Em Sorocaba, a prefeitura disse que recolheu todas as vacinas e levou para o Centro de Abastecimento da Zona Leste. A cidade ficou sem vacinação apenas na terça-feira porque conta com um gerador.
Vacinação de Votorantim está suspensa temporariamente (Foto: Reprodução/TV TEM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.