quinta-feira, 9 de junho de 2016

Trecho da avenida Dom Aguirre está alagado

Jornal Cruzeiro do Sul
Atualizado às 16h29 

  Água do rio Sorocaba invade trecho da avenida Dom Aguirre - FÁBIO ROGÉRIO / JCS
  Rua Heitor Ferreira Prestes, no bairro Vitória Régia, ficou coberta pela água do rio Sorocaba - FÁBIO ROGÉRIO / JCS

 Água do rio Sorocaba invade trecho da avenida Dom Aguirre - FÁBIO ROGÉRIO / JCS


Um trecho da avenida Dom Aguirre está alagado. A água do rio Sorocaba invadiu uma parte da pista, nesta quinta-feira (9), por volta das 15h30, ao lado do Parque das Águas, e prejudicou o fluxo de veículos no local. Agentes de trânsito da Urbes - Trânsito e Transportes estão na região para auxiliar a passagem dos automóveis.

A elevação do rio Sorocaba também deixou uma região do bairro Vitória Régia debaixo d'água. O asfalto da rua Heitor Ferreira Prestes ficou encoberto com a invasão do rio Sorocaba.
A elevação do nível da represa Itupararanga, provocado pelo excesso de chuva registrado nos últimos dias, mais que triplicou o vertimento de água nos 16 escoadouros, de acordo com a Votorantim Energia. O vertimento normal na represa é de seis metros cúbicos por segundo. Na manhã desta quinta-feira, o volume era de 20 metros cúbicos por segundo. Conforme a Votorantim Energia, esse vertimento é legalmente permitido e a Defesa Civil e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba estão cientes da situação.

Em nota, a Votorantim Energia informa que em nenhum momento houve a abertura de compostas. A empresa apontaque, para uma abertura de comportas dos vertedouros, "diversos fatores são avaliados, tais como o volume de água que está chegando à represa, o nível do reservatório, o volume que está sendo vertido e se há previsão de chuvas para os próximos dias".

Se após essa análise, for preciso liberar para o rio quantidade de água superior à que é vertida normalmente, informa, há a abertura de comportas. Atualmente, acrescenta na nota, não há necessidade, pois a grande quantidade de água que estava entrando no reservatório tem diminuído rapidamente em função da interrupção das chuvas.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares,a represa de Itupararanga atingiu 85% do seu nível, ou seja, 15% acima do considerado ideal para operação, que é de 70%.

Isso fez com que o rio Sorocaba também apresente uma elevação no seu nível nível. Segundo Montgomery, medições feitas em seu leito demonstram que o rio está com 1,15 metro acima do nível considerado normal.O aumento do volume de água já se reflete em alguns pontos de alagamento ao longo da avenida Dom Aguirre.

Na manhã desta quinta-feira (9), na altura do Parque das Águas, a ciclovia que margeia o rio foi alagada e a água já chegou a atinguir duas faixas da avenida. Uma das pistas, sentido bairro, está interditada para o trânsito. Na altura da praça Lions, uma lâmina de água cobre um trecho da ciclovia, mas o trânsito de veículos flui normalmente. Desde a madrugada de segunda-feira, um trecho da avenida 15 de Agosto segue interditado em função de alagamento.

O coordenador da Defesa Civil, que esteve no final da manhã de hoje inspecionando a situação do rio Sorocaba, disse que apesar da elevação do nível, a situação está sob controle e não devem ocorrer mais pontos de alagamento. Para garantir a segurança, o monitoramento vem sendo mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim