sexta-feira, 29 de julho de 2016

Programa de proteção e recuperação de nascentes em Votorantim envolve escolas em ações práticas de conservação


Projeto realizado pela Votorantim Energia em parceria com a ONG Pé de Planta trabalha a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos

 

Com o objetivo de proteger e recuperar as nascentes no município de Votorantim, a Votorantim Energia em parceria com a ONG Pé de Planta, desenvolve junto às escolas municipais um projeto de conscientização ambiental acerca da importância da água, dos rios e suas nascentes. Como parte das ações desse projeto, que leva o nome de "Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes", em julho, ocorreu mais uma fase do cadastramento de nascentes do total de 50 planejadas para 2016, sendo que parte destas passarão pelo processo de revitalização com a participação de estudantes das escolas públicas da cidade.

 

"O projeto contempla nascentes urbanas e rurais inseridas em áreas públicas municipais e particulares, inclusive àquelas pertencentes ao Grupo Votorantim. Elas serão catalogadas, diagnosticadas, georreferenciadas e mapeadas, a fim de implementar ações de recuperação para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos", conta Vitor Fonseca, da ONG Pé de Planta.

 

O próximo passo é recuperar nascentes prioritárias, como as do Parque São João e Bica do Icatu. Todo processo será importante para facilitar o direcionamento das ações do Programa. A fase de cadastramento deve acontecer até dezembro deste ano e, na conclusão das atividades, está previsto um evento de encerramento e apresentação dos resultados parciais ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

De acordo com Izaquiel Longo, Analista de Sustentabilidade da Votorantim Energia, o programa visa alertar a população para a importância da conservação do meio ambiente, tema bastante valorizado pela empresa. "Esse estudo sobre as nascentes poderá ser um instrumento de consulta para trabalhos acadêmicos, planejamento e fiscalização. Além disso, poderá ser de modelo para a criação de outros projetos ambientais e pedagógicos regionais", afirma.

 

Além das nascentes, há o trabalho de educação ambiental realizado por meio das "ecoficinas", junto às escolas do Programa Escola Sustentável, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, no qual são abordadas temáticas relacionadas ao uso e conservação da água e dos ecossistemas produtores. "Tivemos a percepção de que os alunos estão muito atentos aos temas ambientais. Após a realização das oficinas, esses alunos tornam-se multiplicadores e espalham a mensagem em casa aos pais, amigos e familiares. Sem dúvida, é muito gratificante participar do processo de sensibilização e conscientização das futuras gerações por um planeta mais sadio e sustentável", conta Vitor.

 

Segundo Daniela Gerdenits, Consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, a empresa possui em sua estratégia social a busca por sinergias focadas na relação de ganhos para todas as partes envolvidas. "Essa atuação contribui para otimizar ações e recursos, além de agir de forma proativa frente a futuras demandas, por exemplo. Esse é somente um dos projetos que evidenciam a preocupação da empresa com o tema socioambiental", finaliza.

 

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

 

Performa Comunicação

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim