terça-feira, 9 de agosto de 2016

Corpo de Bombeiros registra sete ocorrências de fogo em vegetação

Jornal Cruzeiro do Sul
Simone Sanches

  Fogo em mato no Jardim Serrano, em Votorantim - ALDO V. SILVA
  Fogo em mato no Jardim Serrano, em Votorantim - ALDO V. SILVA 
  Fogo em mato no Jardim Serrano, em Votorantim - ALDO V. SILVA 
  Fogo em mato no Jardim Serrano, em Votorantim - ALDO V. SILVA


O Corpo de Bombeiros atendeu sete ocorrências de fogo em mato e incêndio em vegetação natural apenas entre a manhã e início da noite desta segunda-feira (8) em Sorocaba e região. Segundo publicado no Twitter da corporação, a primeira ocorrência se deu por volta das 11h, na rua Roberto Burle Marx, 232, no bairro Darcy Penteado, em São Roque. Outras cinco foram registradas em Sorocaba e uma Votorantim, na rua Ana Marina do Espirito Santo, 317, no Jardim Serrano no início da noite desta segunda, por volta das 18h40.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou até sexta-feira (5) mais de 53 mil focos de queimadas e incêndios florestais no país e fez um alerta que o tempo quente e seco pode agravar a situação, caso as ações de fiscalização não sejam intensificadas.

Em Sorocaba, as ocorrências se concentraram em vários pontos da cidade. Às 12h30 houve registro na rua Zelinda Mozer Boldrin, 40 no Parque São Bento. Outros pontos foram a rodovia Emerenciano Prestes de Barros, Km 7,5, no bairro Caguaçu, rua Avaré,100, no bairro Iguatemi, rua Ignês Hannel Brenga,101, no bairro Jardim Botucatu e rodovia João Leme Santos,Km 110, em uma área rural. As ocorrências foram registradas entre às 12h e 18h. Todas sem vítimas. No Jardim Serrano, o fogo chegou bem próximo a caminhões que foram retirados rapidamente do local. Em todas as ocorrências os bombeiros já controlaram as chamas.

Segundo os bombeiros, na maioria dos casos, o fogo não se inicia apenas por conta das altas temperaturas, mesmo nos grandes terrenos e áreas cobertas de mato. Grande parte dos registros dão conta de munícipes que incendeiam objetos, na maioria das vezes levando as chamas a consumirem rapidamente a vegetação e atingir grandes proporções.

A prática é considerada criminosa e pode render ao responsável diversas sanções. Além da legislação nacional de meio ambiente, Sorocaba conta com uma norma que proíbe a realização de queimadas em todo o território urbano da cidade. A multa em caso de descumprimento pode variar de R$ 62 até R$ 2 mil.

De acordo com o Inpe, a temporada de queimadas no Brasil ainda está no início, com pico previsto para setembro. Portanto, a recomendação é que a população não coloque fogo na vegetação nesta época do ano, pois a ação humana, somada ao tempo quente e seco, ainda é uma das principais causas dos incêndios florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim