quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Lê Baeza assume vaga de vice em chapa

Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira

Eric Romero, Fernando Oliveira Souza e Lê Baeza durante coletiva no comitê de campanha - FÁBIO ROGÉRIO

Os problemas da saúde pública em Sorocaba dominaram o debate entre os candidatos à Prefeitura de Sorocaba, realizado na noite de ontem, na Universidade de Sorocaba (Uniso). O encontro, promovido pelos cursos de jornalismo e direito, lotou o auditório do Bloco F e um telão foi instalado fora da sala para estudantes e apoiadores assistirem ao evento.

Em diversos momentos os candidatos da oposição José Crespo (DEM), Glauber Piva (PT), Raul Marcelo (Psol) e Hélio Godoy (PRB) citaram as deficiências do atendimento de saúde da cidade, em especial as filas de espera por consulta com especialista na Policlínica Municipal, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPHs) e o horário de funcionamento reduzido das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já João Leandro (PSDB) rebateu que a crise da Saúde não acontece só em Sorocaba, mas em todo o Brasil. Todos propuseram melhorar a Policlínica existente e construir outra. O candidato do PT, inclusive, acredita ser possível instalar três clínicas do tipo durante um mandato de 4 anos.

Os ânimos do debate esquentaram em dois momentos. No primeiro, João Leandro questionou se Raul Marcelo conhecia os números referentes ao déficit de vagas em creche. Em sua resposta, o candidato do Psol afirmou que de acordo com dados da Defensoria Pública o déficit seria de 10 mil vagas e que pretendia abrir 4 mil em seu possível governo. O tucano classificou os dados de "chutes", declarando que seriam cerca de 5 mil vagas necessárias para atender a demanda existente, número levantado por meio do Cadastro Municipal Unificado. Raul demonstrou-se ofendido com a postura do candidato. "É um misto de arrogância com desrespeito", disse.

Em outros momentos do debate, João Leandro voltou a falar sobre o que considera uma "desinformação" dos outros candidatos quanto ao funcionamento da máquina pública e a situação da Prefeitura. A manifestação mais acalorada da plateia ocorreu quando o tucano acusou o governo petista, do candidato Glauber Piva, de ser o responsável por problemas enfrentados pela cidade, inclusive a falta de creches, pois três unidades teriam sido prometidas pela União e não construídas. Ao dizer que esse governo seria destituído hoje foi vaiado e ouviu gritos de "golpista" no auditório.


Outros temas
Os temas de mobilidade urbana, educação e participação popular também foram destaques durante o debate. A instalação do sistema de Ônibus Rápido, o chamado BRT (Bus Rapid Transit) na cidade foi defendida pelos candidatos, exceto José Crespo que apontou o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como opção. A implantação do passe livre aos estudantes foi citada por Glauber Piva (PT) e Raul Marcelo (Psol), enquanto Hélio Godoy (PRB) pretende criar subprefeituras nos bairros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim