sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ideb de Votorantim evolui e fica bem acima da média nacional

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015 aponta que o ensino municipal de Votorantim evoluiu em comparação com a avaliação feita em 2013 e manteve-se acima das médias estadual e nacional. A média final do município, conforme divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais), foi de 6,4, sendo que a última avaliação tinha ficado em 6,1. O Estado de São Paulo teve média 6,2 e o Brasil 5,3, em 2015.

O Ideb é atualizado a cada dois anos, avaliando as séries finais do ensino fundamental 1 (alunos do quarto e quinto anos) e séries finais do ensino fundamental 2 (oitavo e nono anos). Em Votorantim, há 28 escolas de ensino fundamental 1, sendo 24 municipais e as demais particulares.

A secretária municipal de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, enumerou os motivos que levaram a cidade a obter a média 6,4 na atual avaliação. Entre eles estão o investimento em materiais escolares, na formação dos coordenadores pedagógicos; a atuação técnica da Secretaria nas escolas e a dedicação dos professores.

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) também ficou satisfeito com o resultado obtido no Ideb. Segundo ele, a nota reflete o empenho da administração em favor da educação. "Desde o nosso primeiro ano de governo sempre estivemos preocupados em oferecer um ensino de boa qualidade e o índice do Idep comprova isso", afirma. "Ficamos satisfeitos com este resultado."

EM ASCENSÃO
A média de Votorantim apresenta crescimento a cada índice divulgado tendo alcançado, na atual avaliação, os números mais expressivos. Em 2007, por exemplo, foi de 5,4; em 2009, 5,6; em 2011, 5,9; em 2013, 6,1 e agora 6,4. O Ideb é um indicador de qualidade da educação utilizado em todo o Brasil, respeitado e considerado pioneiro por reunir dois conceitos importantes de avaliação: o fluxo escolar e a média de desempenho em avaliações.

As avaliações levam em conta, entre outros quesitos, a leitura, a evolução das crianças na resolução de problemas, a capacidade autônoma de entender, as competências e as habilidades de aprendizagem, bem como a evasão escolar.


Secretaria de Comunicação
Assessoria de Imprensa

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