segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Coletivo O¹² apresenta Quanto Se Dependem As Partes no Sesc Sorocaba dia 27/10, quinta-feira, 20h

 

Três bailarinos desafiam as dificuldades e propriedades do chão para criar um pensamento coreográfico que explora a necessidade da coletividade na produção de autonomia

 

 

O Coletivo O¹² - composto pelos bailarinos Thiago Alixandre, Preta Ribeiro e Tati Almeida - apresenta no dia 27 de outubro, quinta-feira, às 20h, seu trabalho mais recente, Quanto Se Dependem As Partes, parte da Mostra Corpografias, que leva ao Sesc Sorocaba, no mês de outubro, diversas atividades de dança.

 

Estreada em 2016, a obra é cercada pelos estudos do astrofísico Jorge de Albuquerque Vieira e discute a coletividade e co-dependência como condições na produção da autonomia.

 

O cenário é composto por um chão vibrátil e sonoro, ambiente que os bailarinos exploram com gestos animalescos que repropõem o espaço e a percepção dele.

 

Apelidados de "rastejares", "arrastares" e "deslizares" durante o processo de criação, os movimentos são realizados apenas no nível do chão, tornando assim suas propriedades um desafio imposto para o corpo.

 

O cansaço, os desnivelamentos, os acidentes nos encontros entre os bailarinos, o contato e a permissão para que a locomoção aconteça de modo ininterrupto são algumas das circunstâncias que resultam no trabalho. Essa investigação sobre autonomia é realizada pelo grupo há mais de oito anos, data de sua fundação.

 

No trabalho o chão é usado como ambiente principal e fica visível que ele tem suas políticas próprias. As coleções de gestos são utilizadas como estratégias de adaptação do corpo no espaço. Esta dança abandona a tradicional verticalidade e aposta na horizontalidade das relações.

 

Quanto Se Dependem As Partes foi premiado pelo ProAc do Governo do Estado de São Paulo em 2015.

 

Serviço

Quanto Se Dependem As Partes (Coletivo O¹²). Dia 27 de outubro, quinta-feira, 20h, no Sesc Sorocaba. Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, SP, 18030-160. Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 90 minutos. Capacidade: 275 lugares. Ingressos: R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia).

 

Diogo Locci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim