A Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim realizou, na tarde desta segunda-feira (23), uma palestra sobre os perigos de usar cerol em pipas para as crianças e adolescentes do programa "Clubinho de Férias", que é organizado pela ONG Pró-Mulher. Além disso, orientaram sobre a importância do uso do capacete para os motociclistas e outras boas condutas no trânsito.
O Inspetor Vanderlei disse que o papel da Guarda Civil Municipal é ser uma guarda amiga e, assim, fazer com que os menores sejam agentes multiplicadores das boas ações. "Esta linha cortante coloca em risco a saúde de motociclistas, ciclistas e pedestres. A lei nº 2263/2012 proíbe o uso, industrialização, comércio, armazenagem, transporte e distribuição do cerol, sob pena de notificação e multa", disse.
Depois do bate-papo com o inspetor Vanderlei e com o comandante Cordeiro, as crianças foram soltar pipas no Estádio Municipal. A coordenadora e assistente social da ONG Pró-Mulher, Ivete Freitas, explicou que, durante o programa de férias, todo dia é passada uma oficina lúdica e atividade para os participantes.
Caso os menores de idade sejam flagrados usando cerol na pipa, os responsáveis podem receber uma multa e inclusive serem processados. "O responsável pode ser enquadrado por expor a vida ou a saúde dos outros a perigos. Além disso, quando menores são flagrados usando cerol e o material provoca acidente, os pais podem ser penalizados por danos à pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada", explicou o inspetor.
Conforme o decreto municipal nº 4523/13, além da GCM, fiscais da Prefeitura, membros do Conselho Tutelar e policiais militares também podem fazer a apreensão do material com cerol e a autuação. As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica.
Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Marcos Ferreira
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.