domingo, 15 de janeiro de 2017

Já são 26 dias com temperaturas superiores aos 30ºC

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama 

Chafariz no Parque dos Espanhóis foi lugar de diversão para crianças e adultos - PEDRO NEGRÃO

As altas temperaturas que têm persistido na primeira quinzena do ano levaram centenas de pessoas neste sábado (14) a piscinas, lagoas e cachoeiras da região para se refrescar. No início da tarde, os termômetros chegaram a registrar 33ºC, mas a máxima deve cair neste domingo (15) para 29ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que prevê pancadas de chuva com trovoadas à tarde e chuva isolada a noite. 

De acordo com a meteoroglogista Helena Turon Balbino, do Inmet, com a alta temperatura registrada neste sábado, a região atingiu a marca de 26 dias consecutivos com calor igual ou maior a 30ºC, igualando ao período mais longo de calor nos últimos 56 anos, desde 1961 - quando os dados diários passaram a ser digitalizados. A rigor, a medição da série histórica foi feita na capital paulista, mas segundo a meteorologista, também vale para Sorocaba, já que a cidade fica localizada a cem quilômetros de São Paulo e é afetada pelas mesmas frentes frias. “O dado de Sorocaba é coerente com a de São Paulo”, afirmou. 

Piscinas lotadas

Além de pontos tradicionalmente procurados pela população em períodos de calor intenso, como a Cachoeira da Chave, em Votorantim, e da lagoa conhecida como Prainha, no Parque Vitória Régia, piscinas de condomínios, clubes e sindicatos também registraram forte movimento neste sábado. No Sesc Sorocaba, o espaço de lazer equipado com três piscinas para os associados chegou a 62% da lotação máxima de 600 pessoas. 

A dona de casa Ester Pereira aproveitou o dia para levar os três filhos, de cinco, dois e um ano de idade ao Sesc, para se refrescar com banho de piscina. “Neste calor não dá para ficar dentro de casa”, comentou. Ela relatou que decidiu ficar sócia da unidade justamente para utilizar as piscinas, já que deixou de frequentar a Cachoeira da Chave, em Votorantim, há dois anos, depois que seu primo, então com 15 anos de idade, morreu afogado enquanto nadava no local. “Aqui é mais seguro e tem salva-vidas, mas mesmo assim a gente tem que ficar de olho nas crianças”, destacou. 

Na Vila Assis, o chafariz localizado na entrada do Parque dos Espanhóis garantiu a alegria de crianças que aproveitaram a água para espantar o calor. “É a primeira vez que a gente vem e ela está se divertindo bastante”, comentou a porteira Renata Moura, enquanto observava a brincadeira da filha Nicole, de 1 ano, com os sobrinhos de 9 e 10 anos de idade. Morador da Vila Assis, o comerciante e pastor evangélico Fábio Linares também levou o filho Felipe, de 4 anos, para se refrescar no chafariz do parque. “A outra opção para fugir desse calorão é indo ao shopping, porque tem ar condicionado, mas sai muito caro e fica inviável”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim