sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

São Paulo e Cruzeiro empatam em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

O sonho de trilhar uma carreira de sucesso no mundo da bola está na ponta das chuteiras de mais de 300 garotos de 13 e 14 anos desde esta quinta-feira (12), quando foi aberta a 22ª Copa Brasil de Futebol Infantil. O torneio terá espectadores importantes nas arquibancadas do Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, sede de todos os jogos da primeira fase, e o desempenho da molecada pode mudar o destino desses jovens atletas. São os "olheiros" da equipe sub-15 da seleção brasileira -- que, ao lado do técnico Guilherme Dalla Dea, têm a missão de antecipar potenciais talentos do futuro.

"Este é, para a CBF, um dos principais torneios da categoria, e esta geração vai representar o Brasil em um Sul-Americano (ainda sem local definido) no final deste ano. Daqui tiraremos parâmetros para que possamos fazer convocações e prepará-los para a competição", adianta. O treinador conhece a Copinha como ninguém: nela, foi bicampeão com o São Paulo, em 2013 e 2014, e deixou o Tricolor para assumir a seleção brasileira infantil em maio de 2015.

Guilherme conta que a CBF vê as categorias de base de forma integrada e, embora a seleção principal possa parecer inatingível para alguns, esse é o destino natural da carreira. "No sub-15 nós captamos os atletas e o caminho é o sub-17, o sub-20 e o time adulto. Esta é a primeira competição que os garotos levam em alto nível e, se tivermos paciência, tiraremos daqui uma grande seleção", garante, sem esquecer que a lapidação dos talentos não pode ser negligenciada pela busca por resultados. "A consequência da formação é que leva a uma vitória ou a um título", observa.

A cerimônia de abertura teve o desfile das 16 delegações e homenagens aos ex-jogadores Pedro Banietti, o Esquerdinha -- idealizador da competição -- e Valmir da Silva, a quem coube o acendimento da pira. O jogador Daniel, do Votoraty, representou os atletas no juramento. Em seu discurso, o prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira (DEM), relembrou o pai, o ex-prefeito Zeca Padeiro: foi na gestão dele que a Copinha surgiu. E no primeiro jogo da competição, São Paulo e Flamengo empataram por 1 a 1: a Raposa abriu o placar aos 8 minutos do segundo tempo, com Felipão, e o Tricolor empatou aos 20", em pênalti convertido por Talles.

Tigrinho em campo

A estreia do anfitrião Votoraty, às 17h, contra o Flamengo, é um dos destaques de hoje. "Pensamos em uma classificação e sabemos do potencial dos outros times, mas temos um grupo qualificado e do qual esperamos que não sinta a pressão", afirma o técnico Valter Lopes. Ele treina uma equipe formada, em maioria, por pratas da casa, recrutados em seletivas. "Conseguimos pontuar algumas posições que eram necessárias com garotos de mais longe, mas a base do time é toda da cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim