sexta-feira, 17 de março de 2017

Ação detém traficantes em residencial

Jornal Cruzeiro do Sul
Priscila Fernandes

A Polícia Militar promoveu, na manhã de ontem, uma operação de busca e apreensão no Residencial Vila Garcia 1 e 2, em Votorantim. A ação foi desencadeada por informações de que traficantes estariam ocupando os imóveis e hostilizando os moradores. De acordo com a PM, sete adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. Também foram encontradas uma arma, além de 6 kg de drogas, equipamentos utilizados no tráfico como balanças de precisão, dinheiro e embalagens. Dois veículos foram apreendidos, sendo um deles produto de roubo.
Segundo a PM, cerca de 100 policiais atuaram na operação que aconteceu desde as 6h e foi acompanhada pelo Ministério Público. A operação foi baseada em informações passadas pela Polícia Federal, denúncias encaminhadas ao Disque-Denúncia e ao Ministério Público. Segundo a PM, as investigações apontaram que os traficantes intimidavam os moradores e exigiam que não trancassem seus apartamentos. Desta forma, poderiam se esconder nas residências caso a polícia aparecesse.
Alguns moradores teriam sido até pressionados a deixar os apartamentos para que fossem ocupados pelos traficantes. Os imóveis foram adquiridos por meio do Minha Casa, Minha Vida, em um projeto de desfavelamento.
Segundo o promotor de Votorantim, Welington dos Santos Veloso, foram identificados três imóveis cujos ocupantes não são os contemplados oficiais. Ele conta que as denúncias eram de que os moradores foram pressionados a sair dos imóveis. "Ali imperava a lei do silêncio. Ninguém poderia abertamente denunciar o que acontecia", afirma.
O promotor explica que além do processo criminal contra os traficantes, o próximo passo é verificar junto a Caixa Econômica Federal qual será o destino dos apartamentos. "A operação foi bastante proveitosa", avaliou. As investigações sobre as irregularidades aconteciam desde setembro de 2016.
Representantes da Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Votorantim prestaram apoio à operação.

Tráfico durante o dia

Como parte das investigações, o setor de inteligência da PM registrou imagens da venda de drogas em plena luz do dia. O comércio acontecia em frente aos portões do residencial, onde os criminosos aguardavam os "clientes", que chegavam de moto e carro. Os traficantes se aproveitariam de que o residencial está localizado em um ladeira, sem saída, para observar a chegadas dos policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim