quinta-feira, 9 de março de 2017

Há 7 anos em obras, presídio feminino deve ser inaugurado no fim deste mês

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Construção em Votorantim deveria estar funcionando desde 2011.
Espaço com capacidade para 826 detentas foi orçado em R$ 40 milhões.




Construção em Votorantim deveria estar funcionando desde 2011 (Foto: Reprodução/TV TEM)



Iniciada há sete anos, a obra da Penitenciária Feminina de Votorantim (SP) ainda não foi concluída. A construção orçada em R$ 40 milhões deveria ser entregue em um ano, prazo que foi prorrogado por diversas vezes e nunca cumprido. A última data informada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) era fevereiro deste ano e, mais uma vez, o prédio não foi inaugurado.

Em nota, a SAP afirmou que a inauguração do presídio deve ocorrer até o fim de março, e que a entrega não foi possível antes por questões operacionais. A cadeia terá capacidade para 826 mulheres e deve ajudar a diminuir a superlotação em unidades da região.

A data de retomada da obra - julho de 2016 - está estampada em uma placa em frente à construção. De acordo com funcionários ouvidos pela TV TEM, o trabalho está em fase de acabamento interno.

Atrasos e rescisão de contrato
O primeiro prazo de entrega da obra informado pelo governo estadual foi outubro de 2011, um ano após o início da construção da cadeia. A empresa responsável pelo serviço teve problemas financeiros e o contrato com anulado, gerando o primeiro atraso no cronograma.

Após a segunda empreiteira assumir a obra, a inauguração foi marcada para o primeiro semestre de 2014 e depois para o fim do mesmo ano. Outras paralisações aconteceram devido a protestos de funcionários. Em 2015, diante de outro atraso da construtora, a SAP informou que o contrato não seria rescindido porque era um assunto de interesse público, e a nova data de entrega seria no primeiro semestre do ano seguinte. A data passou e a secretaria divulgou, no início de 2017, que a inauguração aconteceria em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim