sexta-feira, 17 de março de 2017

Penitenciária Feminina de Votorantim será inaugurada na segunda-feira


A Penitenciária Feminina de Votorantim, reivindicação antiga da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), será inaugurada na segunda-feira, dia 20 de março, às 10 horas, conforme agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB)
"Estávamos aguardando a definição da data, que foi confirmada esta semana pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. É uma conquista para o meu mandato, pois há anos acompanho esta obra que dará dignidade e condições de ressocialização às mulheres presas", afirma a deputada.
A nova unidade, localizada no Km 105 da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), terá 826 vagas, sendo 108 delas na ala de semiaberto e as demais tanto para presas provisórias, quanto condenadas no regime fechado.
A penitenciária foi projetada respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde. A medida é inédita, tendo em vista que as unidades femininas do Estado são masculinas adaptadas. A obra de 19 mil m² abriga celas, administração, área de saúde, amamentação, creche, playground, biblioteca, oficina de trabalho, pátios e oito celas para deficientes.

 Programa de Saúde da Mulher Detenta
A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) é autora da lei que instituiu o Programa de Saúde da Mulher Detenta, que vigora no Estado de São Paulo através desde 2012. Mas a atuação da parlamentar referente ao assunto iniciou há 10 anos, quando realizou um trabalho de campo, visitando e fiscalizando as condições das mulheres nas cadeias públicas da região.
"Verifiquei uma falta de atenção e cuidado com relação à saúde dessas mulheres, além do alto grau de superlotação", conta a deputada. Em 2010, a Cadeia Pública de Votorantim, que possui capacidade para 48 presas, chegou ao número de 225 mulheres.
"Senti na sociedade um preconceito grande por estar preocupada com a população carcerária feminina. Mas costumo dizer que essas mulheres não podem pagar com a saúde o crime que cometeram", finaliza a deputada Maria Lúcia Amary.

Assessoria de Imprensa
Deputada Maria Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim