quarta-feira, 22 de março de 2017

Sorocaba e Jundiaí têm atividades programadas para a Semana da Água

G1 Sorocaba e Jundiaí

Dia Mundial da Água é comemorado nesta quarta-feira (22). Atividades gratuitas seguem até o fim de semana.


O Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), terá uma programação especial em Sorocaba (SP) e Jundiaí (SP). A população pode participar de atividades gratuitas até o domingo (26). São exposições, visita monitorada, plantio de árvores e até passeio no rio.
A exposição “Biodiversidade de Sorocaba” pode ser visita nesta quarta-feira das 9h às 16h na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. A mostra reúne animais taxidermizados e será um ponto de distribuição de mudas de árvores. Já na quinta-feira (23), a exposição segue para o Paço Municipal, onde a equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai conversar com funcionários e o público em geral.
Os agentes vão trabalhar o uso consciente de água e apresentar um sistema que permite a captação e aproveitamento das águas de chuvas. Cerca de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas serão plantadas às margens do rio Sorocaba na sexta-feira (24), na rua Carlos André Isse, próximo ao Clube do Idoso do Centro Esportivo “André Matielli” (Pinheiros).
A tradicional "Descida do Rio Sorocaba" será no sábado (25), a partir das 9h, com saída de barcos da Usina Cultural "Ettore Marangoni". O trajeto termina no Parque Porto das Águas, onde por volta das 10h será realizado um plantio de 60 mudas de árvores. Os interessados em participar do passeio devem se inscrever previamente pelo telefone (15) 3219-2299. Todos devem levar caiaque e colete salva-vidas.
A programação em Sorocaba encerra no domingo (26) com participação da equipe de Educação Ambiental na Feira das Águas, em Votorantim (SP), a partir das 13h. O evento será no Aquário Cutura na praça “Lecy de Campos”.

Jundiaí
A data também será comemorada em Jundiaí, onde há cerca de 1,7 mil nascentes responsáveis por abastecer as bacias Jundiaí-Mirim, Capivari, Guapeva, Estiva, Cachoeira e Jundiuvira. Nesta quarta-feira a Divisão de Água e Esgoto (DAE) programou um plantio na Nascente do Morada, que fica na avenida Uva Niágara, s/nº (ponto de referência: em frente à UBS Morada das Vinhas). A programação tem início às 8h com apresentação teatral.



Já no sábado (25) os eventos serão no Parque da Cidade e na Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Aproximadamente 200 escoteiros devem participar de uma ação para revitalizar a Nascente do Savieto, na Estrada do Pinheirinho s/n°. O plantio de árvores perto da nascente será às 9h, após apresentação do musical “Crianças e seus violinos” e uma palestra sobre o Programa Nascentes.


Na Fazenda Conceição, a atividade começa às 9h15 com programação coordenada pela ONG The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a DAE e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da prefeitura de Jundiaí. O encerramento está previsto para as 11h30. A fazenda fica na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, quilômetro 72,5, sentido Itatiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim