sexta-feira, 28 de abril de 2017

Parque da Autonomia do Coletivo O¹² promove exibição de filme e discussão filosófica no dia do trabalhador


O premiado filme Aquarius será exibido e logo após haverá debate sobre desapropriação, neoliberalismo e espaço público.


O Coletivo O¹² convida todos a participarem de duas atividades gratuitas na nova sede do Parque da Autonomia: o Cineparque, que nesta edição exibirá o filme Aquarius, e o P.E.I (Plataforma de Estudos Indisciplinares), uma discussão crítica promovida pelo Coletivo O¹² que utiliza como base questões sociais e políticas dos nossos tempos. Nesta edição do P.E.I, o livro do psicanalista Christian Dunker que aborda a "lógica do condomínio", conceito criado pelo autor, será debatido. As duas atividades acontecem no dia 1o de maio, segunda-feira, com início as 18h.

O livro sobre a "lógica do condomínio" é um ensaio sobre a sociedade neoliberal, que segundo o autor, é uma sociedade condicionada a criar muros em diversos aspectos das suas vidas, limitando o conhecimento do Outro e aumentando o medo, a insegurança, a intolerância e a violência. O livro provoca reflexões sobre um dilema de nossos tempos, pois explica que ao murar um bairro em nome da segurança, se abre mão da liberdade, mas em nome da exploração da liberdade é preciso arriscar sua própria segurança no espaço público. O que teria a ser feito então? O único caminho seria a privatização das cidades? A hipótese que o autor trabalha vai noutra direção e esta questão será debatida pelos artistas e publico no evento.

No filme Aquarius a privatização e desapropriação de espaços urbanos é também um problema abordado.

Tanto o livro quanto o filme foram escolhidos para ser debatido no dia do trabalhador pelo Coletivo O¹² por refletirem na história recente do grupo, que após 9 anos foram expulsos da antiga sede no Parque Ecológico do Matão. No local, o grupo desempenhava atividades educacionais e culturais desde 2008, fomentando na cidade de Votorantim e região o convívio da sociedade civil com natureza, arte e educação.

O projeto Parque da Autonomia atende atualmente cerca de 370 alunos em áreas diversas como, musica, dança, idiomas entre outros cursos. O projeto tem patrocínio da Votorantim Cimentos.

Serviço

Cineparque + P.E.I (Plataforma de Estudos Indisciplinares)

Dia 1o de maio, segunda-feira, às 18h horas.

Local: Sede do Parque da Autonomia (Rua João Gugoni, 26, Jardim Icatu – Votorantim)

 



Diogo Locci
Assessor de imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim