sexta-feira, 12 de maio de 2017

Prefeitura oferece aulas de recuperação paralela

Medida envolve estudantes que possuem dificuldade de aprendizagem dos 3º, 4º e 5º anos da rede municipal
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), começou a fornecer aulas de recuperação paralela aos alunos da rede municipal de ensino que estão com dificuldade de aprendizagem. A atividade é realizada sempre no contraturno escolar
Conforme elucida o secretário de Educação, Tiago Antônio de Araújo, a novidade para este ano é que a oferta de atendimento se estende aos alunos do 4º ano do ensino fundamental. "Antes, era ofertado somente aos estudantes no final de cada ciclo (3º e 5º)", explica. De acordo com ele, essa inovação permite dar sequência ao atendimento sem rupturas neste processo importante da alfabetização e do letramento.
Para tanto, a Secretaria de Educação colocou à disposição dos alunos 12 professores para realizarem esses atendimentos em 12 polos diferentes. "Os docentes apresentaram as necessidades de cada turma após um conselho de classe", complementou a diretora do departamento em pedagogia, Gisele Gimenes.

Recuperação paralela

A recuperação paralela dos alunos é uma determinação legal que tem como objetivo atender alunos com baixo rendimento escolar. Tem a função tanto de orientar o trabalho do professor quanto de indicar ao aluno e aos seus responsáveis seu progresso e suas dificuldades não superadas no cotidiano escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) através do seu art. 24 orienta os estabelecimentos de ensino a implantarem períodos de recuperação de estudos para os alunos de menor rendimento. Em contrapartida, o ECA, em seu artigo 129, apresenta o dever dos pais de acompanharam a frequência e o aproveitamento escolar dos filhos.
Cabe, então, ao professor identificar as dificuldades de cada estudante com a equipe gestora, refletir sobre o que causou o não aprendizado e buscar novas estratégias didáticas para rever o conteúdo não assimilado. Para isso, esses professores contarão com formações pedagógicas preparadas pela oficina pedagógica da Seed que já estão previstas na carga horária.
Haverá, ainda, o acompanhamento sistemático da frequência desses alunos e os docentes apresentarão os resultados por meio de avaliações periódicas, que é um instrumento indispensável para constatar em que medida os objetivos foram alcançados.

Jornalista: Lucas Spirim
Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim