César Santana
A central de atendimento da Justiça Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h na ala norte do Iguatemi Esplanada - EMÍDIO MARQUES
Na corrida contra o relógio para registrar a biometria de quase 400 mil eleitores das cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora até março do ano que vem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) inaugurou nesta segunda-feira (8) uma central de cadastramento de impressões digitais no shopping Iguatemi Esplanada. A abertura do espaço dotado de 55 postos de atendimento ao público reuniu autoridades da Justiça Eleitoral e foi comandada pelo presidente do TRE-SP, o desembargador Mário Devienne Ferraz. A central, que já está em operação, pode realizar até 1.500 cadastramentos por dia e, além das três cidades onde a biometria será obrigatória em 2018, eleitores de Votorantim também poderão fazer a atualização do registro eleitoral no espaço.
A força-tarefa do TRE para realizar o cadastramento de todos os eleitores ocorre a menos de um ano do fim do prazo para a validação do registro. Até 23 de março de 2018, todo eleitor das três cidades da região deverá estar com a digital devidamente integrada ao sistema, caso contrário, terá seu título cancelado. A modelo tecnológico começou a ser implantado em 2010 e atualmente são 82 cidades paulistas onde a biometria passou a ser obrigatória para o eleitor exercer direito ao voto. Entre os mais de 500 mil eleitores de Sorocaba. Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, porém, a adesão ao novo sistema ainda baixa: apenas cerca de 15% se submeteram ao cadastramento digital.
De acordo com o presidente do TRE, o novo modelo de identificação do eleitor garante maior segurança no momento do voto, além de evitar possíveis erros e fraudes. "O único componente manual do processo eleitoral era a identificação e nela pode haver equívocos ou pessoas utilizando documentos falsificados", explica Ferraz. Segundo ele, há registros de ações de má fé, chegando a casos de constatação de eleitores com mais de 30 documentos pessoais falsificados. Ele explica que essas fraudes são comuns e ocorrem, em muitos casos, por pessoas que visam a obtenção de benefícios sociais. "A biometria elimina esse problema."
Ainda conforme o desembargador, a iniciativa de oferecer um posto de atendimento num dos shoppings mais movimentados da cidade oferece maior comodidade ao eleitor. "Com essa central, é possível que o eleitor venha com calma e antecedência. Quando vier passear no shopping, é importante trazer um documento com foto e comprovante de endereço para, em 15 ou 20 minutos, sair com o título em dia", orienta. O espaço irá funcionar até o fim do prazo para o cadastramento, mas nem por isso Ferraz recomenda que se deixe a tarefa para a última hora. "Vai formar fila e isso é justamente o que queremos evitar, proporcionando uma condição mais agradável."
Idealizada em uma parceria sem custos com o shopping Iguatemi Esplanada, a central de atendimento da Justiça Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h na ala norte do empreendimento. Os funcionários foram contratados e capacitados para o serviço, que também é mantido nos cartórios eleitorais (no antigo prédio do fórum, no Jardim Paulistano) das 11h às 18h em dias úteis e no Poupatempo das 9h às 17h (das 9h às 13h aos sábados).



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.