Imunzação será feita enquanto durar o estoque das unidades - LUIZ SETTI/ARQUIVO JCS
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira (9) e muitos sorocabanos aproveitaram a manhã de hoje para se imunizar. A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) decidiu, na sexta-feira (2), disponibilizar as doses para todos os interessados, não mais restringindo apenas aos grupos preferenciais da campanha.
A SES destaca que a imunização será oferecida enquanto durarem os estoques, que podem acabar antes do prazo final da campanha. Nesta quinta-feira, todas as unidades teriam doses disponíveis, mas o estoque central da Vigilância Epidemiológica já está esgotado.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes, o movimento foi intenso durante a manhã e uma fila se formou no interior da unidade. Giane Nunes Camargo, 39 anos, fez questão de levar a filha Ester Costa Camargo, de 12 anos, para se imunizar e também tomou a vacina. "Participamos de todas as campanhas, pois ela tem asma", explica. Elas teriam aguardado cerca de uma hora pelo atendimento.
A auxiliar de produção Valéria Aparecida Sales, 30 anos, e a filha Camile Vitória, de 6 anos, também se imunizaram. "Tomamos todos os anos. É importante para prevenir", conta. Como ainda não faz parte do grupo prioritário, Maria Elisa Artuzo, 59 anos, aguardou a liberação das doses para todos os públicos. "Acho importantíssimo", opina. Acompanhada da filha e duas netas -- que também foram se imunizar --, ela avaliou o tempo de atendimento como razoável.
Um balanço atualizado da cobertura de imunização na cidade será divulgado no final da tarde desta quinta-feira, segundo a Prefeitura de Sorocaba.
Doses de reforço
O atendimento para a população geral continuará até o encerramento do estoque, mas uma reserva está sendo feita em todas as UBS's para as crianças, que tomam dose de reforço. Segundo a SES, os pais e responsáveis por essas crianças foram informados no ato da primeira dose sobre a necessidade de reforço e podem comparecer normalmente à unidade de saúde para esse atendimento mesmo após o término da campanha oficial.
Votorantim
Em Votorantim, a vacinação segue apenas para o público prioritário em todas as UBS"s. Conforme a Secretaria da Saúde de Votorantim, até esta quinta-feira, foram administradas 26.285 doses de vacina, sendo que 17.181 foram para pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Na cidade, a campanha também será encerrada amanhã.
A meta é 90% de cobertura para cada público-alvo, o que ainda não foi atingido em todos os segmentos. Entre as gestantes, foram aplicadas 762 doses, atingindo 60,19% de participação. Já as puéperas -- mulheres que deram à luz recentemente -- receberam 162 doses, contemplando 77,88% do grupo. Os trabalhadores da saúde atingiram a marca de 81,04%, com 1.667 imunizações.
As crianças receberam 4.330 vacinas, o que corresponde a uma cobertura 61,47%. Já entre os idosos, a meta foi atingida, sendo que com 10.197 doses aplicadas, 95,72% do público-alvo foi alcançado. Enquanto pessoas que se encaixam em mais de um desses grupos receberam 7.759 doses, totalizando 94%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.