sexta-feira, 23 de junho de 2017

Cinema e dança são destaque no Parque da Autonomia

Jornal Cruzeiro do Sul

O espetáculo "Estudo para o encontro" é atração no sábado - SILVIA MACHADO / DIVULGAÇÃO


O Parque da Autonomia, projeto coordenado pelo Coletivo O12, de Votorantim, recebe neste sábado (24), às 20h, o espetáculo Estudo para o encontro, concebido e apresentado por Marcus Moreno. Antes, às 14h, o artista oferece uma oficina de dança. Para inscrição e mais informações, basta entrar em contato com o Coletivo O12 pelo e-mail workshop@coletivoo12.com.br. Os ingressos para cada uma das atividades custam R$ 5.

O espetáculo de Marcus Moreno parte de temas corporais concretos para a criação de imagens sensoriais. O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado, estreou no início de junho em São Paulo e segue temporada com apresentações no interior.

No trabalho, Marcus Moreno divide o palco com o músico Moisés Mendoza Baião, que acompanha e participa da performance numa concepção cênica construída do diálogo entre os corpos.

Cineparque

Já no domingo, a partir das 18h, o coletivo de Votorantim promove mais uma edição do Cineparque e do P.E.I (Plataforma de Estudos Indisciplinares). Desta vez, o filme O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, será exibido. Em seguida, haverá um debate aberto sobre o filme e sobre a "lógica do condomínio", conceito estudado pelo psicanalista Christian Dunker. O ingresso dessa programação funciona no esquema "pague quanto puder".

A "lógica do condomínio" reflete sobre a sociedade neoliberal, que segundo o autor, é uma sociedade condicionada a criar muros em diversos aspectos das suas vidas, limitando o conhecimento do outro e aumentando o medo, a insegurança, a intolerância e a violência. Já o filme O som ao redor, escrito e dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, discute militarização, segurança privada e intolerância, temas que dialogam com a obra do psicanalista Christian Dunker.

O Parque da Autonomia funciona na rua João Gugoni, 26 -- Jardim Icatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim