sábado, 22 de julho de 2017

Parque das Aves sedia sarau na noite de hoje

Gazeta de Votorantim
Luciana Lopez



O Parque Municipal das Aves sedia hoje (22), às 21h30, o evento “Sarau no Parque”. Dentre as atrações, haverá contação de histórias, declamações de poesias, performance e apresentações de música popular brasileira.
O evento foi idealizado pelo professor e escritor Carlos Donisete de Oliveira. Ele explica que será a primeira vez que fará um evento como este fora do espaço escolar. “Meu desejo de democratizar a poesia, levá-la à população em geral, aproveitando o espaço público”, disse.
O Sarau no Parque é voltado a vários públicos, jovens e adultos, apreciadores de poesias e de música popular brasileira. “As atrações, em geral, serão meus convidados e amigos que se dispuseram a contribuir de forma voluntária, mas se alguém quiser fazer alguma declamação, abriremos um espaço”, destacou.
Carlos Donizete é conhecido na cidade por sua veia artística e manifestações culturais em espaços diferenciados. Em 2002 realizou uma exposição com seus trabalhos no Aquário Cultura, intitulado “Papel da poesia no papel”, na qual escreveu em vários suportes e paralelamente realizou uma exposição em braile. Em 2007 escreveu um texto, no qual o cineasta Marcelo Domingues se baseou para produzir curta-metragem “O ciclo da luz”, no qual relatava de maneira poética a viagem de ônibus urbano entre Votorantim e Sorocaba. Em 2013 fez o evento “Abraços e poesias” na feira da lua, realizada à terça-feira à noite ao lado da Praça de Eventos Lecy de Campos. E em 2015 surpreendeu a população com a “Escadaria poética”. A intervenção constituiu em escrever poesia na escadaria que liga a rodovia acesso 103 da SP-79 ao bairro Votocel.
Além de ministrar aulas de História na rede estadual e particular, o professor também escreve crônicas e poesias, tendo participado de algumas coletâneas, e aguarda uma oportunidade de obter recursos financeiros para lançar sua própria obra.
Ele ressaltou a intenção do sarau de hoje. “Acredito que a arte, nesse caso a poesia, tem que ter uma função social; despertar o gosto pela leitura, fazer as pessoas refletirem sobre a sociedade em que vivem, rompendo estereótipos, tabus e preconceitos para transformar o mundo em que vivemos para melhor”, finalizou.
O Parque Municipal das Aves está localizado na Rua Jesus Rodrigues, no Parque Jataí, em Votorantim. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim