quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Senador José Serra conduz demandas da saúde para Votorantim em Brasília

O senador José Serra se prontificou em ajudar o município de Votorantim na condução do caso dos prédios das duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que se encontram há anos abandonados na cidade, no Jardim Paulista e no Parque Jataí. Esse foi o saldo de uma reunião realizada no início da noite desta segunda-feira (14) em São Paulo, entre o senador e o prefeito Fernando Oliveira Souza, da qual também participaram o deputado estadual João Caramez (PSDB) e o secretários municipais de Governo, Eric Romero e de Administração, Fábio Lugari.
Durante o encontro, o senador tucano fez questão de já deixar agendado em Brasília, para a próxima quarta-feira (23), duas audiências entre o prefeito e os ministros da Saúde, Ricardo Barros e das Cidades, Bruno Araújo. Além disso, sensibilizado com a situação do município, que precisa colocar os prédios em funcionamento, ele se comprometeu em elaborar um projeto de lei, em consonância com as orientações do Tribunal de Contas da União, no sentido de que a cidade possa ter a liberação para utilizar as estruturas dos mesmos, sem a necessidade de devolução de dinheiro ao governo federal.
Segundo levantamento em nível nacional, mais de 160 UPAS no Brasil estão prontas e sem funcionamento. Em Votorantim, a situação não é diferente. A intenção da Prefeitura, diante dos custos inviáveis para a operacionalização em formato de UPAs, é oferecer à população, em ambos os prédios, serviços diversos de saúde, como por exemplo a ampliação da rede de atenção básica. Mas para isso, a administração teria que devolver cerca de R$ 4 milhões ao governo federal, adquirindo as estruturas, o que ainda assim seria vantajoso aos cofres municipais tendo em vista o custo de manutenção R$ 24 milhões ao ano de uma UPA, entre equipamentos e mão de obra, inviabilizando a folha de pagamento dos servidores do município.
O senador José Serra também se prontificou em ajudar Votorantim na liberação de verbas federais destinadas à infraestrutura urbana.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim