sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Viajar é opção de lazer revigorante para pessoas na terceira idade

Jornal Cruzeiro do Sul
Daniela Jacinto

Águas de Lindóia é um dos lugares turísticos mais visitados por grupos da terceira idade - MIGUEL SCHINCARIOL / ARQUIVO


 Branca, 68 anos, e o marido, Darcy, 81 anos: uma viagem a cada mês este ano - ACERVO PESSOAL

Depois de toda uma vida de trabalho e de dedicação aos filhos, agora já adultos, muitos idosos estão deixando de lado o aconchego de seu lar para conhecer novos lugares, viver outras histórias, fazer amigos, adquirir conhecimento e principalmente se divertir. Tudo isso por meio do turismo. É assim que tem vivido Branca Nanci Solano, 68 anos, e o marido, Darcy Solano, 81 anos. "Abrimos mão de ficar lembrando do passado, daquilo que já foi, e resolvemos aproveitar o momento presente", conta Branca.

Segundo o relatório do Banco Mundial, em 2050 a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. Uma das prioridades desse público é viajar.

Branca conta que ela e o marido já viraram "arroz de festa" em viagens. Este ano, por exemplo, fizeram uma por mês. Entre os destinos, o casal foi para Águas de Lindoia e São Lourenço. "Quando passeamos, minha cabeça fica completamente diferente. Posso estar com algum problema, mas volto com um astral melhor. Viajar, para mim, é revigorante", comenta ela.

Branca e o marido, nos últimos anos tem saído com o grupo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (Apevo). A Associação, aliás, faz programações mensais voltadas a esse público.

Conforme Ariana Garcia, que coordena o setor de turismo da Apevo, junto com Viviane Padilha, às vezes são realizados dois passeios por mês. Um dos mais procurados é o trajeto de Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna. "Este ano as viagens até dezembro já estão todas com lugares esgotadas. A programação para 2018 iremos divulgar no dia 1º de setembro."

Das viagens da Apevo todos podem participar

Para participar das excursões da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (Apevo), não precisa ser sócio, nem mesmo morar em Votorantim ou ter mais de 60 anos. A diferença é que para os associados o preço é com desconto. "O maior público é o idoso, mas a participação é aberta", conta Ariana Garcia, coordenadora do setor de turismo.

As viagens contam com um monitor e o preço pode ser parcelado no boleto.
Interessados em se associar também não precisam ser aposentados. A mensalidade é R$ 13. Há ainda descontos para colônia de férias, aulas de ginástica, de informática, cabeleireiro, médicos e dentistas de Sorocaba e Votorantim. A Apevo fica na rua Antônio Fernandes, 50, Centro. Telefone: (15) 3243-2410.

Sesc realiza excursões e passeios educativos

Outra entidade que promove excursões e passeios todos os meses é o Sesc Sorocaba. De acordo com Gilcemar Borges, reponsável pela organização das excursões, juntamente com Márcia Pozzi, as viagens contam com um público estimado entre 70% e 80% de idosos. "Isso se dá pelos períodos que fazemos as excursões. É um público que foi se constituindo de forma natural", afirma.

Na programação dos passeios, sempre tem a preocupação com o tempo de viagem, se o local escolhido vai exigir caminhadas longas e também a questão da acessibilidade. "Nossas saídas são com guia de turismo já pautado com essa questão, de nunca andar muito rápido com o grupo e prestar atenção em quem tiver dificuldade de locomoção", diz.

Ainda conforme Gilcemar, os passageiros são segurados. "Um diferencial das excursões do Sesc é que nem sempre os passeios levam em conta a paisagem do local, o deslumbre. Às vezes a ideia é ver uma exposição, aprender algo histórico, como aconteceu com a visita a uma fazenda de café, e principalmente privilegiamos o convívio com os outros, se educar através do turismo, se tornando um turista consciente". Mais informações no site sescsp.org.br/sorocaba e (15) 3332-9933.

Agências organizam roteiros exclusivos

Entre as agências de turismo de Sorocaba que programam excursões voltadas ao público da terceira idade está a Caminhos da Terra. O proprietário, Milton Júnior Rocha, informa que as próximas viagens serão para Fortaleza e Buenos Aires. "São grupos exclusivos, com saída de Sorocaba, com guia da agência acompanhando. Outro diferencial é que hospedamos todos no mesmo lugar. Hoje em dia a procura é por comodidade".

Também os ônibus são mais confortáveis, com espaço maior e semi-leito. "Um dos passeios que fizemos foi em Lins e lá o hotel disponibiliza funcionários para auxiliar os cadeirantes, oferece alimentos sem lactose... É isso que a gente proporciona." A agência fica na rua Álvaro Soares, 404, Centro, Sorocaba. Telefone: (15) 3012-6654.

Cartilha dá dicas para atender os turistas idosos

Em setembro do ano passado, o Ministério do Turismo desenvolveu a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos, em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Nela, constam orientações sobre a infraestrutura necessária para atender os turistas idosos. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local. Para agências de turismo, a orientação é elaborar uma ficha para cada cliente, com todos os detalhes sobre sua saúde (se tem enfermidades, quais remédios toma, alergias), seus médicos (quem são e contatos), seus familiares e/ou amigos (quem é mais próximo e contatos), tipo de alimentação que precisa ou que prefere. Confira em: https://is.gd/6ZUXvg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim