Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Números se referem a casas com água parada que é o local ideal pra reprodução do mosquito. Levantamento foi divulgado pelo Ministério da Saúde.
Sorocaba e Votorantim estão em estado de alerta sobre caos de dengue, zika e chikungunya (Foto: iStock/FarmaConde)
As cidades de Sorocaba e Votorantim (SP) estão em estado de alerta para dengue, zika e chikungunya, conforme o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Lira), do Ministério da Saúde.
De janeiro a novembro deste ano, o Ministério da Saúde recebeu 16,8 mil notificações de casos prováveis de zika no Brasil, o que representa uma redução de 92,1% em relação ao mesmo período de 2016, quando houve 214,1 mil registros.
A taxa de incidência passou de 103,9 por 100 mil habitantes no ano passado para 8,2 por 100 mil hab. em 2017. O novo levantamento foi divulgado nesta terça-feira (28).
O estado de alerta é para índices entre 1 % e 3,9%. Sorocaba está com 1,1% e Votorantim com quase 2%.
Esses números se referem a casas com água parada que é o local ideal pra reprodução do mosquito.
Mapa da dengue
O mapeamento dos casos de infecções causadas pelo Aedes aegypti deve ser informado ao governo federal por todos os municípios. A determinação é do Ministério da Saúde, com o objetivo de monitorar a infestação do mosquito.
"Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito", afirma a pasta.
O último levantamento constata que dos mais de 5 mil municípios do país, até a primeira quinzena deste mês, 3,9 mil cidades informaram os dados ao governo federal. Entre as capitais, 17 repassaram os dados ao Ministério da Saúde. Outras nove não indicaram o índice de infestação de mosquitos.
Segundo o ministério, entre as capitais que não informaram os dados constam: Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Rio Branco (AC).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.