Carlos Araújo
O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM), autorizou a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago (Zona Azul) nas vias e logradouros públicos da cidade por meio do decreto n.º 5254, regulamentando a Lei Municipal n.º 2.533, de 15 de março de 2017. O ponto polêmico da medida é o valor da Zona Azul, que será de R$ 2 por hora para carros comuns e R$ 1 por hora para motos. Motoristas criticam o valor, que classificam como "alto", principalmente quando comparados à Zona Azul de Sorocaba, que cobra R$ 0,50 por hora e R$ 0,70 por duas horas.
Perguntada sobre essas diferenças de valores, a Prefeitura de Votorantim respondeu que "cada município tem seus critérios". O valor de R$ 2 por hora para carros comuns e R$ 1 por hora para motos foi definido pela Prefeitura por meio da publicação na última sexta-feira do decreto nº 5263, que altera o decreto de nº 5254. Antes disso, um decreto anterior, publicado em 14 de novembro, havia estipulado que os valores seriam de R$ 2,50 por hora para carros comuns e de R$ 1,50 por hora para motos. Motoristas já havia reagido com criticas também a esse valor.
Sobre o valor atualizado no decreto da última sexta-feira, o técnico de manutenção Sérgio Nunes, de 45 anos, reclamou: "Muito caro. Pelo perímetro que tem Votorantim, é caro, se a gente comparar com outras cidades." A professora Silvana Campos, de 49 anos, também não gostou da novidade: "Nós pagamos tantos impostos, mais ainda um custo para nós, não dá."
Entre os comerciantes, as opiniões se dividem. Janaína de Campos do Nascimento, de 49 anos, proprietária de uma loja na avenida 31 de Março, acha que a Zona Azul pode trazer impacto negativo para a movimentação comercial: "É preocupante, a maioria (das pessoas) usa carro para tudo."
Luiz Fernando Gianella Vieira, de 41 anos, comerciante de outra loja na mesma avenida, embora ache que o "ideal" seria o valor de Sorocaba "para não onerar ninguém", aprova o sistema de estacionamento da Zona Azul pelas facilidades do modelo com a criação de número maior de vagas em razão da rotatividade. "Vai abrir número de vagas para clientes pararem e consumirem na cidade", compara.
Vieira afirma que, no atual sistema, muitas vagas são usadas por funcionários do comércio, bancários, pessoas que deixam o carro estacionado no Centro e pegam ônibus para ir a outras localidades. Nesses casos, informa que os carros ficam estacionados o dia inteiro, ocupando vagas de quem frequenta o Centro para atividades rápidas e consumo no comércio local.
O aposentado Manoel Moraes, de 65 anos, tem dúvidas sobre a Zona Azul, mas é otimista: "Se for para beneficiar a gente, está bom." Ele reclama de irregularidades como a que viu ontem à tarde: enquanto estava estacionado na avenida 31 de Março, flagrou pelo menos cinco carros que pararam numa vaga exclusiva para cadeirante: "Isso é irregular."
"O sistema rotativo melhora a fluidez no trânsito, a segurança dos motoristas e pedestres e ainda aumenta a procura do comércio na região central", afirma o secretário de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura, Carlos Laino.
Mil vagas
Segundo a Prefeitura, em resposta a questões encaminhadas pela reportagem, é de 120 dias a previsão de implantação da Zona Azul e serão disponibilizadas aproximadamente mil vagas, que abrangerão as principais vias públicas do município. Sobre projeções de quanto a Zona Azul vai arrecadar, por mês ou ano, a Prefeitura respondeu que isso dependerá dos valores da concessão. Parte da arrecadação será para a concessionária e parte para a Prefeitura. De acordo com decreto, o recurso arrecadado será revertido em melhorias para o transporte e em projetos educacionais sobre o trânsito. Para que o sistema rotativo comece a funcionar, a Prefeitura realizará uma licitação e a previsão é de que em torno de 120 dias o sistema possa ser operacionalizado pela empresa vencedora do processo.
Tempo máximo
Além disso, acrescenta a Prefeitura, as vagas e zoneamentos integrantes do sistema de estacionamento rotativo pago serão devidamente sinalizadas e o tempo máximo de permanência não poderá exceder duas horas, sob pena de configurar irregularidade passível de sanções descritas nos artigos da Lei 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A criação da Zona Azul prevê também vagas destinadas a veículos de pessoas com algum tipo de deficiência e a idosos, posicionadas de forma que garantam a comodidade do cidadão.


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