sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Moradores fazem fila e esperam 12 horas para tomar vacina contra febre amarela em Sorocaba

Por Sorocaba e Jundiaí

Mais de 100 pessoas já formavam fila no início da noite desta quinta-feira (18) para para serem vacinadas a partir das 7h de sexta-feira (19).

Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/moradores-fazem-fila-e-esperam-12-horas-para-tomar-vacina-contra-febre-amarela-em-sorocaba.ghtml

Doze horas antes de começar a distribuição de senhas para tomar a vacina contra a febre amarela já havia fila em frente à UBS Escola, no Jardim Vergueiro, em Sorocaba (SP), onde as doses seriam aplicadas na manhã de sexta-feira (20).

Por volta das 19h30 desta quinta-feira (18), cerca de 140 pessoas já aguardavam para serem vacinadas. Muitos levaram cadeiras e água para esperar a hora da vacinação, mas a maioria reclamava da falta de banheiro e organização.

Febre amarela: Como proteger bebês? O que é dose fracionada? Veja perguntas e respostas

Votorantim
Em Votorantim, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) anunciou a adoção de um novo esquema para vacinar contra a febre amarela a partir de quarta-feira (17).

A medida atende um fluxo da liberação das doses, tendo em vista o anúncio da Secretaria de Estado da Saúde em antecipar o mutirão entre 29 de janeiro e 17 de janeiro, em áreas consideradas prioritárias em todo o Estado.

Para organizar a vacinação, haverá distribuição de 250 senhas diárias nos dois postos de vacinação em Votorantim, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista e no Jardim Clarice.


Além da vacinação em duas unidades de saúde, as equipes passaram de porta em porta vacinando funcionários de comércios e moradores das ruas próximas ao Parque do Matão, onde foram encontrados seis macacos mortos. Em um dos casos foi confirmada a morte pela febre amarela. Dentro dessa estratégia, serão aplicadas 300 doses por dia, também em dias úteis, até o dia 29 de janeiro.

Jundiaí
Em Jundiaí a meta de imunizar 95% da população contra a febre amarela foi atingida. Entre 2017 e este mês, mais de 289,3 mil pessoas foram vacinadas na cidade. Até a sexta-feira (19), cada Unidade Básica de Saúde vai fornecer 30 doses.

Já a partir de segunda-feira (22), vai mudar o sistema de vacinação. De forma rotativa, vão ser oferecidas 50 doses, uma vez por semana em cada unidade. Além disso, as pessoas terão de apresentar comprovante de residência para conseguir tomar a vacina.

Os moradores que não forem viajar para locais de risco ou não moram perto de áreas de mata, não precisam ficar em filas, porque com isso ocupam o lugar de quem realmente tem de tomar a vacina.

O G1 separou as dúvidas mais frequentes sobre febre amarela. Confira as perguntas e respostas no vídeo acima e ao clicar neste link.

UBS do Parque Bela Vista, em Votorantim, registrou fila de mais de 800 pessoas nesta quinta-feira (Foto: TV TEM/Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim