sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Após sistema de plantão, Casa de Passagem atende moradores de rua diariamente


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), atende diariamente, a partir desta sexta-feira (23),   os moradores de rua na Casa de Passagem "Dr. Josmar Mariano da Silva". Desde terça-feira (20), o espaço vinha funcionando em esquema de plantão no período da noite. Já a equipe técnica da pasta está abordando as pessoas em situação de rua para fornecer orientações e explicar sobre a Casa de Passagem, além de ter promovido algumas ações de acolhimento no espaço.  

Inaugurada no fim do ano passado, a Casa de Passagem tem o objetivo de ampliar as oportunidades para os moradores de rua, promovendo a reinserção social, conforme ressalta o prefeito Fernando de Oliveira Souza. "Queremos oferecer um novo começo, dando mais dignidade a todos. Ainda serão realizadas oficinas e atividades socioeducativas no espaço", explica.

O acolhimento na Casa de Passagem acontecerá diariamente a partir das 16h30, oferecendo banheiros com duchas, alimentação, lavanderia e dormitórios. Depois, será feito um café da manhã e os moradores de rua serão dispensados. "A proposta é de fortalecer os vínculos dessas pessoas com as equipes técnicas. Como o nome diz, é um local de passagem. Mas é nessa ação em que vamos trabalhar as políticas de assistência social, abrindo as portas àqueles que estão em situação de rua, promovendo novos começos com dignidade e oportunidade", ressaltou o secretário de Cidadania, Júnior Silveira.

Durante o acolhimento na Casa de Passagem, as equipes da Secretaria de Cidadania e do Núcleo de Atenção e Emancipação Psicossocial (Naep) realizam os trabalhos de intervenção, fornecendo orientações e acompanhamentos. "Um exemplo é a inscrição dessas pessoas no CadÚnico, que é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais do governo federal", contou Silveira. Além disso, no período noturno, serão realizadas palestras e, futuramente, oficinas e atividades socioeducativas.

Abordagem nas ruas

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Cidadania criou uma comissão de estudos para que os moradores de rua fossem abordados e, assim, cadastrados nos programas sociais.

Além disso, desde janeiro deste ano, as equipes técnicas da pasta estão abordando as pessoas em situação de rua para falar sobre a Casa de Passagem. "Desse modo, os moradores de rua podem receber mais qualidade de vida e novos começos. No entanto, essa abordagem é complexa e segue vários protocolos, pois a pessoa também precisa querer sair da rua", explicou Júnior.

O atendimento e encaminhamento da pessoa em situação de rua para o serviço Casa de Passagem acontece na Secretaria de Cidadania, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), por meio da equipe de assistentes sociais e psicólogos, bem como no acolhimento feito diretamente na Casa de Passagem, que fica na avenida Reverendo José Manoel da Conceição, nº 1739, bairro Protestantes.

Jornalista: Lucas Spirim

A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim