sábado, 24 de fevereiro de 2018

Hoje é o 'Dia D' da vacina contra a febre amarela

Jornal Cruzeiro do Sul
 Adriane Mendes


Vacinação hoje é para atender quem trabalha ou estuda nos outros dias da semana - EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (26/1/2018)


Sorocaba e Votorantim realizam hoje o "Dia D" de vacinação contra a febre amarela, utilizando as doses fracionadas. A intenção é ampliar o acesso de pessoas à vacina, tendo em vista que muitas não conseguem comparecer aos postos durante a semana por questões de trabalho e estudo. A campanha hoje será das 8h às 14h, e em Sorocaba a vacinação acontecerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já em Votorantim, no mesmo horário, a vacina será oferecida em sete UBSs.

Para ser imunizado é importante que o cidadão apresente documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba, no levantamento fechado no último dia 16, 102 mil pessoas foram imunizadas na cidade. A vacinação neste sábado ocorrerá nas UBSs Laranjeiras (rua Sônia Bernuncio, 24), Maria do Carmo (rua Joaquim Ferreira Barbosa, 727), Sorocaba 1 (avenida Américo Figueiredo, 3.171), Rodrigo (rua Alpheu de Castro Santos, 220), Barcelona (rua Colômbia, 253) e Éden (rua Salvador Leite Marques, 933).

Em Votorantim, a imunização será nas UBSs do Parque Bela Vista (avenida São João, 867), Jardim Novo Mundo (rua Abílio Maia, 46), Bairro Itapeva (rua João Santiago Figueira, 200), Jardim Serrano (rua Francisco Lopes de Almeida, 76), Rio Acima (avenida Otávio Augusto Rangel, 1.282), Vila Garcia (avenida Izabel Ferreira Coelho, 271), e Vila Nova (avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925).

Outros municípios

Além de Sorocaba e Votorantim, os municípios de Iperó, Porto Feliz, Mairinque e Itu também realizam hoje o "Dia D" de vacinação contra a febre amarela. Veja os locais de postos de vacinação.

Em Iperó, o reforço às estratégias preventivas acontecerá das 8h às 16h em suas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Centro, Jardim Vitorino, Geoerge Oeterer, e Bacaetava, e também em dois postos volantes de vacinação em George Oetterer, sendo um na Escola Municipal Marinheiro Mariz e Barros e um ao lado da Igreja Ressurreição e Vida (próximo ao supermercado Correia no bairro Vileta). Para a vacinação o paciente deve apresentar preferencialmente a caderneta de vacinação.

Com a meta de imunizar 95% da população, Porto Feliz realiza hoje, das 8h às 17h, reforço vacional na zona urbana, nos postos de saúde Antônio Patucci (rua Dr. Alvim, 471, Centro), Dr. Walter Castelucci (rua José Teodoro de Almeida, 210, Jardim Vante), Dr. Antônio Pires de Almeida (rua João Marinônio de Camargo, 555, Jardim Excelsior), Maria Aparecida da Silva (rua Maria da Glória Vieira, 27, Vila Angélica), Dr Célio Prado (rua Luis Marteli, 135, Vila Progresso), Dr. Francisco Moreira Junior (rua Manoel Itajiba de Almeida, 153, Vila América), José Bernardino (bairro Indaiatuba, Agro-Vila Caic), e na Unidade Básica de Saúde (IBS) Dr. José Sacramento e Silva (rua Angelo Diana, 180, Bambu).

Em Mairinque a vacinação contra a febre amarela hoje será em seis Unidades Básicas de Saúde da cidade, das 8h às 16h, visando imunizar aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de comparecer aos postos. As UBSs ficam nos bairros Vila Sorocabana, Três Lagoinhas, Jardim Vitória, Barreto Alto, Porta do Sol e Dona Catarina.

Em Itu, a imunização hoje será das 7h às 19h, no PAM do Parque Industrial na avenida Tiradentes, 980 e no PAM da Vila Martins na rua Itagiba Vilassa, s/nº.
 
Parque tem mais um macaco morto

Já são 31 macacos bugios encontrados mortos no Parque do Matão, dos quais cinco tiveram comprovação da causa ser febre amarela silvestre. A divulgação da morte do 31º primata foi divulgada ontem pela Prefeitura de Votorantim, por meio do boletim semanal, que atualiza o quadro epidemiológico da doença na cidade. O parque segue fechado para a visitação pública.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa), em cinco dos macacos mortos os laudos do Instituto Adolfo Lutz confirmaram os óbitos por febre amarela silvestre. Para o Departamento de Vigilância em Saúde do município, o número já era esperado, tendo em vista que os macacos vivem livremente no parque e o vírus foi detectado no local.

Segundo a Vigilância, o número de primatas mortos independe para o desencadeamento das ações de imunização em andamento desde o último dia 12 de janeiro, seguindo os critérios da Secretaria de Estado da Saúde. Até anteontem mais de 40 mil doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim