Jornal Cruzeiro do Sul
Marcel Scinocca
População encara fila para receber a vacina na UBS do Barcelona - ERICK PINHEIRO População encara fila para receber a vacina na UBS do Barcelona - ERICK PINHEIRO
O movimento foi intenso em algumas unidades de saúde de Sorocaba que participaram do "Dia D" de vacinação contra a febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde (Ses), 5.985 pessoas foram imunizadas neste sábado (24) na ação. Seis unidades fizeram parte da campanha e muitas famílias aproveitaram a data para se vacinar. Votorantim também realizou a ação, mas o movimento foi bem mais tranquilo. A vacinação na cidade ocorreu em sete locais. Em ambas as cidades, a campanha foi realizada das 8h às 14h.
Apesar da procura, o tempo de espera nas filas em Sorocaba não chegou a incomodar. Elaine Sosa aproveitou para levar os dois filhos à unidade básica do Sorocaba I. "Viemos pela campanha. Vamos vacinar para ter uma preocupação a menos", diz. "Não demorou nada. Não ficamos 20 minutos na fila", conta.
No outro extremo da cidade, na UBS do Barcelona, a procura também foi alta e o tempo de espera foi ainda menor, como conta a analista fiscal Roberto de Oliveira. "Está cheio, mas está fluindo bem", diz. "Estamos aqui por uma questão de prevenção, para evitar problemas futuros", pondera Oliveira, que também levou o filho de dez anos para a imunização.
O secretário de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura de Sorocaba, Gustavo Barata, também aproveitou a data para imunizar a filha Natália Barata, de 13 anos. "Pai sempre tem preocupação, mas é questão de prevenção. Como há a campanha, nada mais importante que atender o chamado", diz. O secretário esqueceu o RG da filha, teve que voltar em casa e enfrentou a fila por duas vezes.
A vacinação neste sábado (24) ocorreu também nas UBSs Laranjeiras (rua Sônia Bernuncio, 24), Maria do Carmo (rua Joaquim Ferreira Barbosa, 727), Rodrigo (rua Alpheu de Castro Santos, 220) e Éden (rua Salvador Leite Marques, 933). No último levantamento da Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba divulgado no dia 16 fevereiro, 102 mil pessoas haviam sido imunizadas na cidade.
Pouca procura
Em Votorantim, a imunização foi realizada em quatro UBSs. O movimento foi bem menos intenso, caso, por exemplo, da unidade do bairro Rio Acima, que fica na avenida Otávio Augusto Rangel. As pessoas praticamente não enfrentaram fila para serem atendidas. Morador do Jardim Paulista, o motorista Paulo Beda foi com toda a família para se vacinar. "Chegamos e já não havia fila. Foi muito rápido", diz. "Viemos, mas sem preocupação. É só evitar área de risco. Não adianta ter pânico", comenta a esposa Alessandra Rezende. O enfermeiro Gilberto Marinho Furlan deu uma dimensão da pouca procura. De acordo com ele, houve dias em que a imunização atingiu 1.500 pessoas, contra a expectativa de apenas 200 no sábado.
A situação era a mesma na UBS do Parque Bela Vista, que fica na avenida São João. Ao contrário de outras datas, cuja fila contornava vários quarteirões, o movimento foi fraco em boa parte da manhã e o atendimento ocorria sem demora. Foram distribuídas vacinas também das UBSs dos bairros Jardim Novo Mundo (rua Abílio Maia, 46), Itapeva (rua João Santiago Figueira, 200), Jardim Serrano (rua Francisco Lopes de Almeida, 76), Vila Garcia (avenida Izabel Ferreira Coelho, 271) e Vila Nova (avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925). Os municípios de Iperó, Porto Feliz, Mairinque e Itu também participaram da ação de vacinação contra a febre amarela.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.