sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Número de macacos mortos em parque de Votorantim chega a 30

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Dez destes macacos, da espécie bugio, morreram desde a última sexta-feira (2) no Parque do Matão, cinco deles por febre amarela

Sobe para 30 o número de macacos mortos no Parque do Matão em Votorantim (Foto: Prefeitura de Votorantim/Divulgação)

ais dez macacos da espécie bugio morreram desde a última sexta-feira (2), cinco deles com a morte confirmada por febre amarela, no Parque do Matão, em Votorantim (SP). Segundo a prefeitura, já são 30 casos de animais encontrados mortos no local.

Conforme a Secretaria da Saúde, os cinco laudos das mortes deram positivos para febre amarela silvestre, confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz. O local está fechado para visitação pública.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, essa quantidade está já era esperada tendo em vista que os macacos vivem livremente no parque e o vírus foi detectado no local.

Confira os postos de vacinação na região de Sorocaba e Jundiaí
Segundo a prefeitura, o número de primatas mortos não interfere nas ações de imunização que estão em andamento desde o último dia 12 de janeiro, seguindo os critérios da Secretaria de Estado da Saúde. Até o dia 25 de janeiro, mais de 30 mil doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas no município.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, dos 10 últimos macacos mortos, um foi encontrado na tarde de sexta-feira (2), um no sábado (3), seis na segunda (5) e dois na terça (6).

"É importante salientar que a cidade não registra caso de febre amarela em humanos, nem suspeitos em andamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim