Jornal Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa
Eleitores enfrentaram poucas filas nos cartórios nesta segunda-feira (26) - EMIDIO MARQUES
Para que até o dia 9 de maio todos os 106.467 eleitores sorocabanos sem o cadastro biométrico estejam em dia com a Justiça Eleitoral, é necessário que 3.434 pessoas sejam atendidas por dia nos postos de cadastramento. A capacidade de atendimento é de 3.600 diariamente e, desta segunda-feira (26) até o prazo final são 31 dias úteis. No primeiro dia de regularização, porém, diferente das longas filas formadas na semana passada, a procura estava mais baixa e o atendimento no período da manhã não demandou longa espera. Quem não fez o registro das digitais até a última sexta-feira, está com o título de eleitor cancelado.
O eleitor sorocabano é atendido nos cartórios eleitorais no Mangal, das 9h às 18h. No local, segundo a Justiça Eleitoral, a capacidade é para 1.300 atendimentos. O posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada funciona das 9h às 19h e pode receber até duas mil pessoas. Outra opção é no Poupatempo, ao lado do terminal São Paulo. Lá o funcionamento é das 9h às 17h com cerca de 300 atendimentos por dia. Os demais postos para cadastramento -- no Shopping Cidade e o Ônibus da Biometria -- voltarão a operar somente após o feriado da Páscoa.
Além de Sorocaba, o eleitor que não fez a biometria nas cidades de Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim, onde o cadastramento é obrigatório, ainda pode regularizar a situação até 9 de maio. Moradores dessas três cidades podem registrar as digitais no posto do TRE instalado no Shopping Iguatemi Esplanada ou nos seus próprios cartórios eleitorais. Durante o período de regularização, além do cadastramento biométrico, é possível fazer o título, solicitar transferência de colégio eleitoral e atualizar os dados.
Para realizar o procedimento de regularização do título é preciso levar documento com foto, comprovante de residência recente e título de eleitor anterior (se tiver). Desde segunda-feira (26) voltou a ser possível agendar o atendimento através do site http://www.tre-sp.jus.br. Não haverá cobrança de multa para a regularização, a não ser que o eleitor possua outras pendências com a Justiça Eleitoral, como não ter votado nas últimas eleições e nem justificado -- caso em que há multa de R$ 3,50.
Prejuízos
Quem não fez o cadastramento biométrico está com o título já em processo de cancelamento e, entre os prejuízos por não estar em dia com a Justiça Eleitoral, estão a proibição de participar de concurso público, não poder contrair empréstimo em instituição bancária e não conseguir tirar passaporte. O chefe de cartório João Lima também afirma que "empresas privadas hoje, no rol de documentos de admissão, pedem a quitação eleitoral da Justiça Eleitoral".
Foi justamente o medo de ter problemas com a documentação na hora de vender o carro que fez com que Valdirene Maria da Silva, 48, acordasse bem cedo nesta segunda-feira (26) para regularizar sua situação como eleitora. "Essas coisas de reconhecer firma, burocracia e tal. Achei melhor vir para não correr o risco de ficar com o CPF ou algum outro documento bloqueado", conta a costureira. Segundo ela, a correria do dia a dia fez com que ela perdesse o prazo para o cadastramento.
O casal Elidamares Silveira Garcia Romani, 53, e Claudinei Romani, 55, também afirmou que as tarefas em casa e no trabalho fizeram com que eles perdessem o prazo. Ele conta também que o desânimo com o quadro político atual também causou desinteresse. "Só vim para não ter problemas com documento e só voto porque é obrigatório", reclama.
A descrença política foi apontada por José Renato de Souza, 53, como culpada pelo grande número de eleitores que deixaram de cadastrar as digitais. Ele conta que só compareceu segunda-feira (26) ao cartório eleitoral porque a esposa insistiu muito para que ele fosse. "Tempo eu até tinha, eu não tinha era vontade de vir. Não vejo nenhum político merecendo o nosso voto", manifestou o autônomo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.