segunda-feira, 19 de março de 2018

Eleitor tem até sexta-feira para cadastrar a biometria

Jornal Cruzeiro do Sul

Os eleitores sorocabanos têm somente mais essa semana para realizar o cadastramento biométrico, obrigatório para as eleições deste ano. O prazo se encerra na sexta-feira (23) e quem deixou para a última hora não está mais conseguindo a comodidade de ser atendido com horário marcado. No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já não há mais possibilidade de agendamento, para nenhuma data, em nenhum dos postos da cidade. Com isso, resta ao eleitor procurar por estes locais e aguardar para fazer a biometria por ordem de chegada - contando com o fato de que quem agendou será atendido com prioridade. O cadastramento biométrico é obrigatório também para quem vota em Votorantim, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra e quem não o fizer terá o título de eleitor cancelado.

Com a biometria, os eleitores usarão a leitura das digitais para ter acesso à urna eletrônica já nas próximas eleições do mês de outubro - quando serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores. Para fazer o cadastramento é necessário apresentar um comprovante de residência atual, de até três meses (em nome próprio ou dos pais) e um documento com foto, que pode ser o RG, carteira de habilitação ou passaporte, por exemplo. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas a orientação é para que, se o eleitor tiver, que leve também.

Após do cadastramento das digitais de todos os dedos das mãos e atualização de dados cadastrais, o novo título é impresso na hora. O recadastramento também permite, ao eleitor, alterar o local de votação, quando necessário, e quitar possíveis pendências com a Justiça Eleitoral. Quem não comparecer terá o título cancelado e, com isso, sofrerá uma série de restrições além de não poder votar nas próximas eleições, como proibição de obter empréstimos, participar de concursos, tirar passaporte, dentre outras sanções.

Em Sorocaba, até a última sexta-feira (16), cerca de 120 mil eleitores - 26% do total de 491.062 - ainda não haviam comparecido aos cartórios eleitorais e às centrais de atendimento nos shoppings para cadastrarem a biometria. A Justiça Eleitoral realizou plantões de atendimento neste fim de semana - no domingo, por exemplo, foram atendidas cerca de 700 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim