sábado, 24 de março de 2018

Expedição faz descida de barco pelo Rio Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Marcel Scinocca
Embarcações percorrem trecho urbano do rio, ao lado da avenida Dom Aguirre - MARCEL SCINOCCA

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão promovendo a tradicional descida de barco do rio Sorocaba. O evento que começou às 8h30 é parte das comemorações do Dia da Água e do Dia do Rio Sorocaba (lembrado quinta-feira, 22). A saída da expedição ocorreu na rua da antiga usina a diesel da Cianê (Usina Cultural), perto do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre. Os grupos percorreram o trecho entre a ponte Padre Madureira e a ETE S1, próximo ao Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 60 minutos. Ao final, os grupos se encontrarão na Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1), próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a unidade do Saae. O prefeito José Crespo (DEM) participa da ação, que conta com a participação de dezenas de pessoas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, a atividade é importante no sentido de trabalhar a conscientização. "Primeiro é a questão da conscientização, do cuidado com o Meio Ambiente, que é responsabilidade de todos. Segundo é a importância que tem o rio para a cidade. É vida e temos que nos conscientizar", diz. O secretário também comentou a participação popular no evento. "As pessoas estão vindo mais e isso é um ganho ambiental para a cidade", acrescenta. O diretor do Saae, Ronald Pereira, destacou o processo de despoluição do rio. "É muito importante que a gente comemore todo o processo de despoluição do rio Sorocaba, que passou por uma grande transformação. Hoje é nível II, praticamente despoluído. Claro que além de comemorar, temos a obrigação e a responsabilidade de manter e melhorar", afirma.

A edição da expedição conta com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as prefeituras de Votorantim, Ibiúna e Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim