sábado, 10 de março de 2018

Fim de semana terá plantão da biometria em Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa

Cadastramento biométrico é obrigatório - FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (3/3/2018)
 

Os cartórios eleitorais de Sorocaba e a Central de Biometria do Shopping Iguatemi Esplanada funcionarão em sistema de plantão neste final de semana. Segundo a Justiça Eleitoral, até o momento 72,5% das pessoas aptas a votar aderiram ao novo sistema. Cerca de 133 mil (27,5%) eleitores sorocabanos ainda precisam cadastrar as digitais até o dia 23 de março. 

No shopping haverá atendimento neste sábado (10), das 11h às 18h. Já nos cartórios, que ficam na praça da Maçonaria, Mangal, os atendimentos acontecem no sábado (10) e no domingo (11), das 9h às 16h. 

Na segunda-feira (12), o ônibus da biometria iniciará o atendimento na unidade do Senai situada na avenida Itavuvu, no número 6.515. A unidade móvel funcionará das 8h30 às 18h, até sexta-feira (16), com capacidade de 400 atendimentos diários. Até o dia 23 de março, quando será encerrado o cadastramento biométrico, o ônibus circulará pelos bairros mais distantes da cidade e o atendimento é destinado somente ao eleitorado sorocabano. O cronograma será divulgado semanalmente. 

Eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora devem fazer o cadastramento na 294ª Zona Eleitoral (ZE), e os de Votorantim na 220ª ZE. Eleitores dessas ZEs, que igualmente são obrigados a aderir ao novo sistema biométrico, também são atendidos no posto especial do shopping Iguatemi Esplanada. 

A Justiça Eleitoral está distribuindo em residências de alguns bairros da zona norte como a Vila Angélica, Jardim Ipanema e Nova Sorocaba um comunicado sobre a obrigatoriedade do cadastramento biométrico. No comunicado estão informações sobre os plantões, a data limite para o cadastramento e os documentos necessários para realizar o procedimento. 

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar um comprovante de residência atual, de até três meses, em nome próprio, ou dos pais, e um documento com foto, que pode ser o RG, a CNH, e o passaporte por exemplo. Não é obrigatório levar o título eleitoral, mas quem o tiver pode agilizar o atendimento.  

Após o fim do prazo para o cadastramento biométrico será iniciado o processo de cancelamento dos títulos daqueles que não aderirem ao novo sistema. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, além de não poder votar nas eleições de outubro, sofrerá uma série de restrições, como inviabilidade em obter empréstimo bancário, participar de concurso público, retirar passaporte, e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim