Transporte público de Sorocaba, Salto, Itu, Jundiaí e Várzea Paulista também anunciou falta de abastecimento. Motoristas já enfrentam fila nos postos da região.
Passageiros de Votorantim terão menos ônibus à disposição (Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim)
Empresas de transporte coletivo que atuam em algumas cidades das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) anunciaram que vão reduzir as frotas nas ruas por causa da falta de combustível provocada pela paralisação dos caminhoneiros.
O Grupo São João, que opera o transporte público em Votorantim (SP) e outras cidades da região, anunciou uma diminuição da frota nas ruas a partir das 19h desta quarta-feira (23). O motivo é a falta de combustível, reflexo do protesto de caminhoneiros contra a alta no preço do diesel em todo o país.
Veja os principais reflexos da paralisação
O grupo informou que o estoque de combustível na garagem da empresa está baixo e não há previsão de abastecimento por parte das distribuidoras.
A empresa estuda em quais localidades e horários haverá o racionamento dos ônibus, mas adianta que pretende priorizar o atendimento nos horários de pico, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h, além da oferta de veículos nos principais corredores que ligam o Centro aos bairros.
Sorocaba
A Urbes, responsável pelo trânsito em Sorocaba, informou que, caso os ônibus do transporte urbano não sejam abastecidos nesta quinta-feira (24), o serviço será prejudicado. A frota pode não sair da garagem na sexta-feira (25).
A TV TEM flagrou ônibus abastecendo no posto localizado na Avenida Coronel Nogueira Padilha, ao lado da Unidade Pré Hospitalar da zona leste.
De acordo com a empresa pública, Sorocaba possui 107 linhas de ônibus que transportam 120 mil passageiros todos os dias, sendo 80 mil saindo do Terminal Santo Antônio e 40 mil do Terminal São Paulo.
A EMTU/SP, responsável pelo transporte intermunicipal na região de Sorocaba informou que, "devido à greve dos caminhoneiros autônomos nos últimos dias, as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento da frota nas regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba".
A empresa completa que orientou as concessionárias e permissionárias a priorizar a circulação dos ônibus nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados.
Itu
A Viação Itu, que faz o transporte urbano na cidade, está funcionando com a frota reduzida desde 16h. Segundo a empresa, apenas 40% da frota foi para as ruas. Jà a prefeitura alega que 80% dos veículos estão rodando na cidade.
O número deve ser mantido também em horários de pico. Com o racionamento, a empresa espera manter as atividades até sexta-feira (25). Cerca de 30 mil passageiros utilizam o transporte diariamente.
Salto
A empresa de transporte público de Salto (SP), Nardelli, também prevê a alteração na circulação dos veículos. A empresa possui tanque próprio para o abastecimento, que era realizado diariamente, mas desde segunda-feira (21) estão sem os combustíveis.
As distribuidoras não estão fechando negócio com as empresas, por isso, a Nardelli estima que o estoque do tanque da empresa deve durar até quinta-feira (24). Os representantes da Nardelli se reuniram com a Prefeitura e estão discutindo soluções, mas nenhuma medida foi tomada.
Jundiaí e Várzea Paulista
As linhas atendidas pela empresa Rápido Luxo Campinas, como Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, também vão ter a frota reduzida em 40% a partir desta quinta-feira por causa da falta de combustível.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.