Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Último prazo para o cadastramento biométrico obrigatório terminou nesta quarta-feira (9). Quem não se regularizou não poderá votar nas eleições deste ano, em outubro.
Eleitores que deixaram para o último dia enfrentaram filas (Foto: Reprodução/TV TEM)
Quase 138 mil pessoas de cinco cidades da região de Sorocaba (SP) devem ter o título de eleitor cancelado e não vão poder votar nas eleições deste ano, em outubro. Os eleitores não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico obrigatório dentro do prazo, que acabou nesta quarta-feira (9).
Em Sorocaba, 94.154 moradores não fizeram a biometria, ou seja, 18,5% do eleitorado. Já em Votorantim, 20,37% das pessoas perderam o título: 18.911 eleitores.
Na cidade de Araçoiaba da Serra, 4.553 pessoas não cadastraram a biometria, o que representa 17,89% dos eleitores da cidade. Em Salto de Pirapora, foram 5.368 pessoas, 16,95% do total. Por fim, em Várzea Paulista, 17,09% dos eleitores não se regularizaram, o que representa 14.929 pessoas.
A situação de quem perdeu o último prazo dado pela Justiça Eleitoral só poderá ser resolvida a partir de novembro. Apenas menores de idade e idosos com mais de 70 anos não são obrigados a votar.
Enquanto isso, os moradores não poderão fazer empréstimos, tirar passaporte ou tomar posse em cargos públicos.
"A partir de hoje em diante, eles só vão poder regularizar a sua situação após o final dos trabalhos de apuração das eleições de 2018. Se houver o segundo turno, somente ocorrerá a partir da segunda quinzena de novembro", explica João Lima, chefe do cartório eleitoral.
Os eleitores que deixaram para fazer o cadastramento biométrico no último dia tiveram que esperar até três horas para serem atendidos. "Eu já vim em janeiro, aí tive um contratempo, perdi o papel, foi um relapso meu mesmo, mas eu não imaginava que ia estar desse jeito", conta a auxiliar administrativa Geise Corá.
Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/quase-138-mil-eleitores-tem-titulo-de-eleitor-cancelado-apos-fim-do-prazo-para-biometria.ghtml

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.