domingo, 17 de junho de 2018

Enviando boas vibrações para a seleção brasileira

Jornal Cruzeiro do Sul
Daniela Jacinto

A palavra 'Hexa' ganhou lugar de destaque na alameda Tupã, situada no Jardim Saira - ERICK PINHEIRO

O Brasil estreia hoje na Copa do Mundo e a expectativa das crianças é a melhor possível! A reportagem do Cruzeirinho conheceu meninos e meninas que apostam na vitória da seleção brasileira e planejam enviar boas vibrações torcendo muito, seja na companhia dos amigos da escola, da família, dos vizinhos, ou de todos juntos. Por falar em vizinhos, os moradores de algumas ruas de Sorocaba e de Votorantim não se deixaram abalar pela goleada que levamos na Copa de 2014. Eles se organizaram para decorar a via onde moram e garantir a animação para os jogos. A ideia dos vizinhos é assistirem juntos, para reforçar o apoio aos jogadores. E você, também pretende assistir? Qual é seu palpite? O Brasil vai para a final?

Yan gostaria muito que o Brasil desse o troco na Alemanha: 14 a 1! - FÁBIO ROGÉRIO

Pois o Yan Mascarenhas Silva, 8 anos, gostaria muito que o Brasil desse o troco na Alemanha: 14 a 1! Yan conta que entende bastante de futebol e conhece vários jogadores. Entre os que mais admira está o Eden Hazard, que joga pelo time inglês Chelsea, mas é da Bélgica. Na sua lista também consta o Neymar. "Acho possível o Brasil ganhar desta vez, mas não tenho ideia de quantos gols. Só quero muito que seja nos pênaltis", afirma Yan, que curte fortes emoções. "Quando jogo videogame, deixo empatar de propósito para poder disputar nos pênaltis. Na minha opinião, fica mais emocionante." 

A maior parte dos jogos ele assistirá na escola. "Vai ter telão e pipoca", comenta Yan, que está munido de chaveiro, bandeira, camiseta, jaqueta e, claro, do álbum do Brasil, que completou domingo passado. 

Cheia de bandeirinhas 

A rua Carlos Alberto Queiroz, em Votorantim, está toda enfeitada. Todo mundo que ajudou, deixou sua mão estampada no poste - EMÍDIO MARQUES


A rua Carlos Alberto Queiroz, em Votorantim, está com um colorido todo especial. No chão podem ser vistos o símbolo da CBF, a taça, o mascote da Copa e a bandeira do Brasil. O capricho também é notado na pintura das guias: verde, amarelo, azul e branco. No final da rua, um muro ostenta a frase: "A satisfação está no esforço e não apenas na realização final: "Quem teme perder já está vencido"". Esse muro, contam os moradores, não existia até há pouco tempo. Foi erguido num terreno baldio, por causa da Copa, e ajudou a melhorar a segurança. Quem passa por lá ainda pode notar um poste pintado de verde e amarelo, com várias mãos carimbadas, pequenas e grandes. Essa é a assinatura de todos os que se envolveram com a decoração da via, os adultos, os jovens e as crianças que ali residem. Para completar, esse trecho foi todo coberto por bandeirinhas verdes e amarelas. Um trabalho muito lindo, resultado do esforço de todos. Participaram cerca de 12 pessoas, seis adultos e seis crianças.

Conforme Robson Mota, 22 anos, um dos jovens que desenhou, foi preciso fazer pesquisa e medir para que tudo ficasse no capricho.

Os amigos Nicolas Almeida Teles, 11 anos, Kauan Reis Arantes, 11 anos e Ingrid Caroline Nascimento da Mota, 10 anos, estão entre as crianças que contribuíram com o resultado. "Espero que a gente possa ganhar, ser hexacampeão!", afirma Nicolas. Ele comenta que mora nessa rua há pouco tempo e essa é a primeira vez que vê os moradores se mobilizando para fazer algo bonito para a Copa. "Isso me deixou muito animado!". Para ele, a final será Brasil 3 x 1 Portugal.

Kauan também está empolgado. Conforme disse, todos os vizinhos vão assistir aos jogos juntos, na rua mesmo, onde será instalado um telão. E também farão churrasco. "Queria que a final fosse entre Brasil e Argentina", afirma Kauan, que junto com Nicolas ajudou a pintar um pouco de cada um dos desenhos.

Ingrid Caroline também torce pra ficar Brasil e Argentina. "Mas quero que a gente ganhe de 4x0", disse ela, que ajudou a pintar as guias.

A rua Carlos Alberto Queiroz, em Votorantim, está toda enfeitada. Todo mundo que ajudou, deixou sua mão estampada no poste - EMÍDIO MARQUES

"Hexa" 

A palavra "Hexa" ganhou lugar de destaque na alameda Tupã, situada no Jardim Saira, em Sorocaba. Todos estão confiantes na vitória! A pintura da rua ainda não está finalizada, como disseram os moradores, mas a via já está no clima da Copa do Mundo. A ideia era concluir a pintura ontem, mas como a reportagem foi até o local na segunda-feira, não deu tempo de conferir o resultado. 

Gustavo Mentone Wersehgi, 9 anos, conta que deu trabalho pintar as guias. "Eu cansei", disse, mas faria tudo de novo. "Acho legal e divertido tudo isso, é divertido se reunir com os amigos". Sua irmã, Ana Carolina Mentone Wersehgi, 13 anos, também pintou um pouco das guias e ainda o "Hexa". "Para se mostrar um torcedor brasileiro mesmo, tem de fazer assim", acredita. 

Felipe Kenji Saito, 13 anos, participou do desenho da taça. "Meu pai desenha bem, ele fez primeiro na folha sulfite, aí passamos para o chão. Foi difícil. Apagamos várias vezes o desenho do chão até ficar bom." 

Murilo Roberto da Cruz Moreira, 8 anos, também pintou as guias. "Eu queria que pintassem a rua este ano de novo, pra ficar legal", disse ele, que já viu a rua pintada na Copa de 2014. Nicollas de Souza Simões, 5 anos, disse que pintou guias e um pouco da bandeira. Miguel Piqueras Rodrigues, 3 anos, pintou a guia. Outro que estava empolgado com os preparativos era o Fernando Rodrigues Ferreira, 5 anos. 

Pérsio Wersehgi, pai de Ana Carolina e Gustavo, e um dos organizadores da pintura, disse que toda Copa do Mundo os vizinhos se reúnem para decorar a rua. Conforme ele, geralmente os adultos fazem o tracejado e as crianças pintam. "Cada um ajuda um pouco e a gente faz rateio dos custos." 

Os vizinhos pretendem assistir aos jogos juntos. Mas a festa, para eles, já começou com a pintura, que foi dividida em três etapas. "No primeiro dia teve pizza, no segundo dia, fizemos churrasco", conta Pérsio, ainda sem dizer o que será feito para celebrar o último dia da pintura. Sobre os palpites, ficou claro que pra eles o Brasil será Hexa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim