quarta-feira, 6 de junho de 2018

Idosa com fratura no fêmur aguarda cirurgia há 52 dias

Jornal Cruzeiro do Sul

A decisão judicial para a cirurgia é de 15 de maio - FÁBIO ROGÉRIO

Uma idosa de 72 anos, que mora em Votorantim, aguarda há 52 dias, internada no hospital, por uma cirurgia ortopédica. Segundo a família, ela está com uma fratura no fêmur e por indicação médica necessita fazer uma cirurgia ortopédica, que até a manhã de ontem ainda não havia sido agendada. Cansados de esperar, os familiares conseguiram uma liminar na Justiça para que seja realizado o procedimento cirúrgico, por meio do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), e mesmo assim a cirurgia continua sem data para ser realizada. Diante da decisão judicial, o Departamento Regional de Saúde (DRS) informou em nota ontem à noite que a cirurgia está marcada para dia 14 deste mês, na Santa Casa de Itu.

Marcelo Aparecido Ribeiro, genro de Celeste Eugênio Todero, 72 anos, afirma que a sogra está internada na Santa Casa de Votorantim aguardando a cirurgia desde o dia 15 de abril deste ano. Ele diz que a idosa passou por atendimento no Pronto-Atendimento (PA) da cidade após sentir dores e avaliação médica constatou uma fratura no fêmur. "Minha sogra era uma pessoa ativa e todo esse tempo aguardando a cirurgia, que nunca é marcada, a deixou já bastante debilitada", disse. Ele conta que a sogra já pegou três infecções desde que foi internada no hospital e está com o corpo cheio de feridas, em função do tempo que está acamada e a espera do procedimento cirúrgico. "Já conseguimos a liminar na Justiça, levei o papel lá no Hospital Leonor Mendes de Barros, no CHS, em Sorocaba, e até agora nada", afirma Marcelo, sem saber da marcação informada à noite.

Segundo os médicos, a fratura de fêmur, principalmente em idosos, representa um sério problema devido às altas taxas de morbidade hospitalar e mortalidade. Enquanto aguarda pela cirurgia ortopédica, a família de Celeste teme que o estado de saúde dela piore.

Na ação ajuizada contra a Prefeitura de Votorantim e a Fazenda Pública do Estado, a juíza Bárbara Syuffi Montes aceitou o pedido de urgência para a realização da cirurgia que a idosa necessita, com a transferência dela para o Hospital Regional em Sorocaba. Na liminar a juíza destaca ainda que Celeste está tendo "agravamento de problemas emocionais, pois sofre de depressão, é hipertensa, entre outras doenças". A decisão judicial data do dia 15 do mês passado e apesar disso ainda não foi cumprida.

Estado e Prefeitura

Em nota, o DRS de Sorocaba informa que a cirurgia já foi agendada na Santa Casa de Itu, mas que "o procedimento é considerado eletivo, ou seja, não configura risco iminente. Vale lembrar que, conforme as diretrizes do SUS, deve ser priorizado o atendimento aos casos mais graves e urgentes".

Já a Prefeitura de Votorantim confirmou que a internação é desde o dia 14 de abril e que necessita da cirurgia e que "trata-se de procedimento de alta complexidade, com necessidade de prótese e não considerado de emergência de acordo com os protocolos de saúde pública".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim