sexta-feira, 22 de junho de 2018

Vereador de Votorantim se irrita com críticas de servidora pública: 'Olha seu rabo, minha filha'

Por Matheus Fazolin, G1 Sorocaba e Jundiaí

Declaração polêmica foi feita na sessão de terça-feira (19) e repercutiu na internet. Moradora afirma que está no direito de cobrar explicações após postar reportagem sobre gastos dos vereadores com combustível.

Vídeo com a fala do vereador de Votorantim foi compartilhado nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/vereador-de-votorantim-se-irrita-com-criticas-de-servidora-publica-olha-seu-rabo-minha-filha.ghtml


O vereador e presidente da Câmara de Votorantim (SP), Bruno Martins (PSDB), se irritou com críticas de uma servidora pública. Ao usar a tribuna do Legislativo, durante a sessão de terça-feira (19), ele comentou a atitude da mulher, que havia usado as redes sociais para falar sobre o trabalho dos vereadores. (Veja o vídeo acima)
"Olhar o rabo dos outros é fácil, olha o seu rabo, minha filha", disse o vereador.
No vídeo da sessão ordinária, o vereador ainda aparece fazendo outras queixas contra a servidora. "Ela fica preocupada com a Câmara Municipal durante o trabalho dela. Por que não ajuda a organizar as coisas lá [na secretaria em que ela trabalha]?"
Bruno Martins é o mesmo vereador que, em julho do ano passado, abriu um vídeo com o "gemidão" do WhatsApp, interrompendo a fala de um colega.
Eliane Cristina Pacce, servidora pública mencionada durante o discurso, trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim. Segundo ela, o vereador teria se irritado com o compartilhamento de notícias em sua rede social sobre os gastos dos vereadores com combustíveis.
"Eu compartilhei algumas matérias quando já estava em casa, por volta das 22h30, e muitas pessoas compartilharam e começaram a cobrá-lo de uma posição, aí ele ficou nervoso", afirma Eliane.
Servidora compartilhou post com notícia sobre a Câmara de Votorantim (Foto: Facebook/Reprodução)

Conforme noticiado pelo G1 e pela TV TEM, o vereador José Antonio de Oliveira (DEM), conhecido como Gaguinho, é investigado pelo uso do carro oficial para levar moradores a consultas médicas.
Um levantamento da Câmara apontou que o veículo de Gaguinho rodou o suficiente para dar uma volta ao mundo, desde o início do mandato
Ainda durante o discurso na Câmara, o vereador Bruno Martins disse não conhecer a servidora e levantou dúvidas sobre o trabalho dela na secretaria.
"Sei lá quem é essa mulher aí, pelo jeito não faz nada na secretaria. Fica só publicando notícias falsas, que denigrem e falam inverdades. Por que você não posta coisas sobre a prefeitura? Tem tanta coisa errada aí e você fica preocupada com a Câmara? Aí é fácil", afirmou Bruno.
O vídeo foi publicado em diversas páginas da cidade e compartilhado pelos moradores.

'Direito de falar'
Em entrevista ao G1, na manhã desta quinta-feira (21), Eliane Cristina Pacce esclareceu que todas as postagens foram feitas fora do horário de trabalho e que sentiu-se ofendida com a atitude do vereador.

"Quem não se sentiria ofendida diante de uma situação em que seu representante fica aborrecido e manda você olhar o rabo? Estou no meu dever de cidadã de questionar. Todas as postagens foram feitas após as 21h, quando já estou na minha casa", afirma.
Eliane conta ainda que, durante a sessão, ficou sabendo que seu nome foi mencionado pelo vereador. "Meu marido me ligou e eu fui ver o que estava acontecendo na hora", diz.

Moradora compartilhou tabela de gastos dos vereadores em seu Facebook (Foto: Facebook/Reprodução)

A servidora diz que a intenção das publicações era chamar a atenção sobre os gastos excessivos mostrados em uma reportagem e parabenizar os parlamentares que usaram o dinheiro público de forma correta.

"Ele [vereador], como uma pessoa pública, deveria saber ouvir críticas. Eu mesma fui bloqueada da rede social dele por que fiz um comentário diferente da opinião dele", lembra.

'Calor da emoção'
Em nota, o presidente da Câmara explicou que a servidora criticou os vereadores de forma veemente e que muitas das postagens davam a entender que haviam sido realizadas durante o horário de trabalho, o que causou revolta e indignação.

"Pode ser que, no calor da emoção, a gente tenha cometido algum excesso. Todo mundo erra. Mas, em relação às cobranças dos serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não foi para mim, mas sim pedidos que vêm dos munícipes", continua.
Além disso, Bruno Martins disse que não tem o hábito de bloquear pessoas nas redes sociais, embora o perfil seja particular. "Para uso público, tenho outra página. Devido à insistência e 'perseguição', achei por bem dar como encerrado as discussões e bloqueá-la".

Para o vereador, a participação da população com críticas e sugestões é válida, desde que não venha acompanhada de interesses eleitorais.

"Os vereadores têm o direito de se expressar e são responsáveis pelos seus atos. As sessões são abertas ao público, transmitidas ao vivo pelo portal da Câmara e Facebook oficial e gravadas para transmissão pela TV Votorantim", completa a Câmara.

Já a Prefeitura de Votorantim afirmou que não se envolve em questões de caráter pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim