quinta-feira, 19 de julho de 2018

Memória operária é tema do Experimentasom

Jornal Cruzeiro do Sul
A pesquisa sobre memória operária em Sorocaba desenvolvida pela artista visual Flávia Aguilera também é fonte de inspiração para músicas e performances que serão apresentadas nesta quinta-feira (19), a partir das 20h, no projeto Experimentasom, do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555). O evento, realizado em parceria com o coletivo artístico Rasgada Coletiva, é gratuito e ocorre no estacionamento G2 da unidade. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. 

O evento contará com performances de integrantes do grupo Taturema e intervenções musicais com uma banda formada especialmente para o evento. O público ainda poderá conferir quatro grandes painéis pintados por Flávia Aguilera que reproduzem dezenas de trabalhadoras das fábricas têxteis da região de Sorocaba. As pinturas inéditas medem 1,40 por 4 metros e foram feitas com tinta acrílica sobre lonita. "O que me chamou a atenção, quando eu comecei a pesquisar fotos de grupos de operárias de várias fábricas de Sorocaba e da região, foram as expressões das trabalhadoras. Está na cara o estresse e o cansaço dessa vida dura, de longas jornadas e baixos salários. É muito raro encontrar uma trabalhadora sorrindo", afirma a artista.


A artista destaca que sua pesquisa sobre o movimento operário local começou em 2015 com lambe-lambes colados em vários pontos da região central confeccionados a lápis que retratam a figura de mulheres em tamanho real baseadas em fotografia das operárias da antiga fábrica de tecidos Nossa Senhora da Ponte. Desde então, em parceria com o historiador Carlos Cavalheiro, a artista passou a colecionar materiais, como fotografias, livros e registros de fábricas e edições do jornal Folha Operária, de 1909 a 1911. O acervo, que continua aberto a novas doações, resultou no Centro de Memória Operária, que ainda não possui sede própria. 

Flávia Aguilera comenta que as diferentes linguagens artísticas se cruzarão hoje com apresentações simultâneas de performances e músicas autorais criadas pelas artistas convidadas, exclusivamente para o evento. As paredes do estacionamento receberão, ainda, projeções de fragmentos do filme documental "Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim" produzido em 1922, por encomenda do industrial Antonio Pereira Inácio. 

Tanto a performance quanto as músicas, assinala Flávia, foram produzidas após uma palestra sobre o movimento operário conduzida pelo historiador Carlos Carvalho Carvalheiro. "Elas foram impactadas e inspiradas pela história operária, especialmente da luta das mulheres, que ecoa nos dias de hoje. Então é uma espécie de extensão da minha pesquisa", comenta Flávia. 

As intervenções musicais ficam por conta de Mya Machado (voz e guitarra), Flor Maria (voz e piano), Ananda Jacques (voz e violão), Flávia Oliveira (trompete e baixo) com participação de Barba Marques (percussão). Já a performance será apresentada por Joessica Borges, Marlene Pádua de Moraes, May Florentino, Mileine Machado, Priscila Pires e Rosa Piva, integrantes do Grupo Taturema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim