quarta-feira, 18 de julho de 2018

Saae alerta para risco de racionamento

Jornal Cruzeiro do Sul

O nível da represa de Itupararanga continua caindo e, de acordo com a Votorantim Energia, o local opera com 44,61% do volume útil do reservatório. Na semana passada, a empresa que é administradora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, havia informado que o local operava com 45,96% do volume útil. A situação do reservatório é perceptível pelas áreas secas, com a exposição de terra nas margens. A represa de Itupararanga é responsável por cerca de 80% da água que abastece Sorocaba. Segundo a empresa, com o nível atual, as operações ficam direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e Votorantim e proporcionar a vazão sanitária do rio Sorocaba. 

A cidade completa mais de um mês de estiagem e sem previsão para chuvas significativas nos próximos dias. Para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) a estiagem é preocupante. Segundo a autarquia, por enquanto não há a previsão para a adoção de racionamento e continua sendo ofertada água à vontade para toda a cidade. Contudo, o Saae afirma não ser possível descartar a possibilidade do racionamento tornar-se necessário nos próximos meses, dependendo de algumas variáveis. Com o objetivo de evitar o racionamento, a autarquia fez um apelo ao público há duas semanas para o consumo de água com racionalidade. 

De acordo com o Saae, as variáveis que deverão influenciar ou não na adoção do racionamento são: o comportamento da população no atual momento em relação ao consumo e a capacidade dos mananciais em repor naturalmente a água que está sendo consumida. Além disso, em dias quentes, a população tende a aumentar o consumo e reduzir nos dias frios, o que faz com que a temperatura na cidade também influencie bastante. E sobretudo, a quantidade de chuvas nos próximos meses será um fato determinante. 

Éden e Cajuru 

Segundo publicou a autarquia na segunda-feira (16), apesar da redução gradativa, porcentualmente os níveis nas represas que abastecem a ETA Cerrado estão estáveis, com 90% na represa Ipaneminha e a represa do Clemente praticamente cheia, já que existe o compromisso da empresa Votorantim Energia em liberar a água da represa de Itupararanga, para sempre manter estável o volume na represa do Clemente. 

Entretanto, a situação seria mais grave na região do Éden e Cajuru -- região abastecida pelas represas do Ferraz e Castelinho. De acordo com o Saae, para preservar os mananciais que abastecem aquela área, há cerca de um mês, durante o período noturno, diariamente a autarquia está distribuindo para os reservatórios daquela localidade, a água que é tratada na ETA Cerrado. Dessa forma, a autarquia contribui para preservar o reservamento de água nos mananciais que servem a região do Éden e Cajuru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim