sexta-feira, 20 de julho de 2018

Um lugar para resgatar a cidadania

Jornal Cruzeiro do Sul
A Vila Dignidade, no Jardim Tulipas, é constituída por 20 moradias destinadas a idosos a partir dos 60 anos, com autonomia para as tarefas diárias, sem vínculo familiar sólido, e com renda mensal de até dois salários mínimos. O condomínio, que faz parte de um programa estadual de moradia assistida e subsidiada para idosos, foi inaugurado em 23 de dezembro de 2016, e é coordenado, em âmbito municipal, pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), e atualmente abriga 16 idosos, entre mulheres e homens. Ali, os idosos podem morar sem o risco de vulnerabilidade e sem aspecto de asilamento e conscientes de seus direitos como cidadãos.

É o caso do ex-comerciante Azael de Almeida Barros, 64 anos, morador na Vila Dignidade desde janeiro do ano passado. Natural de Votorantim, ele já morou em Salto de Pirapora e há 42 anos está em Sorocaba, Azael relembra que por 21 anos manteve banca de revistas na Vila Hortênsia, mas que, com seu fechamento e sem ter nenhum parente com quem morar, e por estar dentro das regras exigidas pela triagem, obteve uma moradia, e desde então vive alí.

Azael tem total liberdade para ir e vir e está programando viajar para a praia daqui alguns meses, quando estiver aposentado. Mas ele reconhece que a adaptação não foi tão fácil, uma vez que não conhecia ninguém, além do que se considera dono de uma personalidade mais reservada. Hoje, porém, gosta de onde vive, e inclusive elogia o imóvel: "aqui é top, é tudo de primeira", diz ao se referir à moradia de 39 metros quadrados de área útil, com dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser usada como jardim ou horta. Já nas áreas comuns tem o projeto paisagístico, a academia ao ar livre, e o salão para atividades diversas, como festas de aniversários ou temáticas.

Equipe de atendimento


Elaine e Sonia destacam os benefícios para os moradores - EMÍDIO MARQUES Elaine e Sonia destacam os benefícios para os moradores - EMÍDIO MARQUES



Além da possibilidade de poder viver com dignidade, todos os moradores do condomínio têm acompanhamento da Prefeitura, inclusive, encaminhamentos médicos, e contam com assistente social e psicólogo, além de duas equipes de estagiários em psicologia e terapia ocupacional, destacam Elaine Cristina Redes e Sonia Maria de Carvalho, respectivamente, chefe de Divisão da Proteção Social Especial e diretora de área da SIAS.

Os moradores da Vila Dignidade são encaminhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência do Idoso (CRI), e pelo Centro Pop, e têm "permissão de uso" da moradia. Ao deixarem de ter autonomia para se manterem sem cuidadores, são então transferidos para uma instituição de longa permanência que oferece proteção total, como, por exemplo, a Vila dos Velhinhos.

Elaine e Sonia enfatizam que na Vila Dignidade é trabalhada a autonomia de cada morador e eles também são estimulados a buscar atividades externas, como cultura e lazer. E os próprios moradores fazem o regimento interno.

Elas explicam que quem chega como casal permanece como tal, mas que todos são livres para receber visitas. Animais são permitidos, mas desde que o morador já os tragam, não podendo porém adotar quando já está instalado, a não ser que eles próprios mudem a legislação interna. As quatro moradias vagas devem ser ocupadas em breve, porque já ocorre novo processo de seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim