sábado, 4 de agosto de 2018

Apesar das chuvas dos últimos dias Saae recomenda economizar água

Jornal Cruzeiro do Sul

As chuvas dos últimos dias ainda não foram suficientes para recuperar o nível dos mananciais de Sorocaba. Conforme o Saae, a represa Castelinho, que abastece a represa de transição/adução do Ferraz, está com 60%. Da Ferraz é retirada a água pela ETA Éden para o tratamento e distribuição para os bairros da região do Éden e Cajuru. Isso significa que o abastecimento nessas localidades continua preocupante.

Apesar de nesse momento não haver qualquer estimativa para a necessidade da cidade sofrer com racionamento ou rodízio no abastecimento, a população precisa continuar economizando, para que a situação não piore nos próximos meses. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, alerta que a situação nas represas é idêntica à semana passada, no período de estiagem.

A única represa que mantém o nível no máximo e estável é a do Clemente. De acordo com o Saae, assim será mantido, conforme compromisso da Votorantim Energia, em destinar de Itupararanga a outorga máxima de água para a represa do Clemente. A represa de transição/adução do Clemente, junto com a represa manancial Ipaneminha, são responsáveis pelo abastecimento da ETA Cerrado, que fornece 85% da água consumida em Sorocaba. Lembrando que a represa Ipaneminha está com 70% da sua capacidade de reservação.

De acordo com o Saae, o motivo para a água pluvial ainda não ter sido o suficiente para abastecer os mananciais é porque, diferentemente do que ocorre com o rio, que em todo o seu percurso recebe água do entorno, os mananciais dependem principalmente de mais água no subsolo. Apesar dos dias de chuva nesta semana, até o momento, o tempo que se passou e o volume não foram consideráveis para que ocorresse alguma alteração. "A população precisa contribuir mais. Até o início desta semana, durante os mais de 50 dias de tempo seco e calor, os sorocabanos estavam diariamente consumindo mais água do que no verão", informou a autarquia.

Itupararanga

A Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, informa que o reservatório de Itupararanga opera com volume de 41,80% do volume útil do reservatório, considerado administrável. Portanto, as operações estão direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e Votorantim e a vazão natural do rio Sorocaba. A influência das chuvas, na semana do dia 30 de julho a 3 de agosto, para o reservatório de Itupararanga, só poderá ser medida nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim