domingo, 26 de agosto de 2018

Gazeta de Votorantim lança aplicativo

Gazeta de Votorantim
Pâmela Ramos
(programa de estágio)

Já está disponível para download para Android pela Play Store e em breve na sistema IOS pela Apple Store

Acompanhando o avanço da tecnologia e com a proposta de oferecer mais comodidade, aproximando o leitor das informações, a Gazeta de Votorantim lançou nesta semana seu aplicativo.
Já presente na internet e nas redes sociais, agora também será é possível acessar o jornal, na íntegra, pelo celular e tablets. A novidade está disponível para Android pela Play Store e em breve também no sistema IOS na Apple Store.
Com layout de fácil acesso para o leitor, o aplicativo contém um acervo das edições disponíveis em PDF, sendo possível conferir a edição do jornal impresso de forma online e gratuita. O aplicativo ainda oferece as principais notícias do dia e permite a interatividade com a redação, através do “Você Repórter”, coluna especial da Gazeta de Votorantim que traz pautas e questionamentos dos próprios moradores da cidade. O leitor agora tem mais um canal para envio de reclamações e sugestões, já que foi criado um espaço especifico para que o cidadão se comunique com o jornal sobre questões públicas e sociais de forma muito mais rápida e fácil. Sugestões de pauta relacionados a limpeza pública, carro abandonado, ocorrências, barulho, trânsito, saúde e entre outras podem ser comunicadas diretamente pelo aplicativo.
A diretora executiva da Gazeta de Votorantim e da TV Votorantim, Mônica Marsal, considera fundamental mais esse avanço. “A tendência atual é essa, estaremos presentes em todas as plataformas trazendo o melhor do fazer jornalístico que carregamos fielmente ao longo dos cinco anos de existência do jornal. A relação entre a redação e o leitor tem sempre que ser próxima, pois o jornal é feito para o povo, e é nessa linha em que vamos continuar atuando, trazendo informações com mais facilidade e mantendo a qualidade nas notícias”, afirma Mônica.
A editora-chefe da Gazeta de Votorantim, Luciana Lopez, acrescenta a importância da comunicação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “A pessoa bem informada tem mais acesso aos seus direitos constitucionais e, consequentemente, mais qualidade de vida. Desta forma, cremos que a informação é fundamental para o crescimento da sociedade, pois fortalece a democracia, e além disso, a Gazeta de Votorantim ainda busca sempre dar voz à comunidade, valorizando-a. Numa época de notícias falsas, conhecidas como Fake News, torna-se vital mantermos este meio de comunicação ainda mais fortalecido em nossa cidade, já que entre nossos principais valores, está a ética, divulgando as informações com precisão e responsabilidade social. O aplicativo ampliará em grande escala a disseminação das informações necessárias para deixar nossos leitores situados com o que ocorre no município”, conta Luciana.
Por computadores, celulares ou tablets, o acesso a informação está cada vez mais fácil devido a quantidade de recursos existentes com o avanço da tecnologia. O diretor Werinton Kermes aborda sobre o jornal utilizar dessa viabilidade. “É preciso expandir. A Gazeta vem ganhando espaço na cidade e plataformas desde 2013, acompanhando a readaptação do jornal impresso como meio de comunicação diante do avanço tecnológico. O aplicativo tem a agregar não apenas no recebimento da informação para o cidadão votorantinense como em sua própria participação para o desenvolvimento de notícias”, diz Werinton.
Segundo Diogo Ferreira, proprietário da empresa Greenone Proximity Technology, que desenvolveu o aplicativo, a criação do aplicativo contou com uma equipe de cinco profissionais de diversas áreas de programação e designer. “Ele foi feito e pensado exclusivamente para o cidadão de Votorantim, que quer ficar atento às notícias mais importantes da cidade e tem o desejo de ter voz ativa nos problemas municipais”, relata Diogo.
De acordo com dados publicados em fevereiro deste ano pela agência de notícias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 92,6% dos 69,3 milhões de domicílios, tinham pessoas que possuíam o celular. Esse dado traz a perspectiva do quanto nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais ligadas ao aparelho. “Segundo a empresa de pesquisa Kantar TNS, em 2012 apenas 33% população brasileira utilizava Smartphone, em 2016 esse número subiu para 65% e hoje em 2018, segundo a FGV, temos um Smartphone por habitante. Então é de suma importância os jornais impressos também estejam em plataformas digitais para atender ao público que tem seu celular como uma verdadeira "parte do corpo"”, finaliza Diogo Ferreira. (Supervisão: Luciana Lopez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim