quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Golpistas tentam vender purificador de água 'que cura doenças' para idosos em Votorantim

Por Matheus Fazolin, G1 Sorocaba e Jundiaí

Procon, que denunciou o caso à Polícia Civil, afirmou que suspeitos se passavam por funcionários da concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade. Empresa foi identificada e precisou devolver dinheiro às vítimas.

Purificadores são vendidos com preço acima da média em Votorantim (SP) (Foto: Youtube/Reprodução)

Moradores de diversos bairros de Votorantim (SP) foram vítimas de golpistas que agiam em nome da concessionária Águas de Votorantim, responsável pelo abastecimento de água da cidade. Purificadores de água com “efeitos medicinais” eram oferecidos aos idosos.

De acordo com o Procon, foram registrados nove casos iguais na cidade. “O crachá dos funcionários é parecido com o da concessionária, por isso causava confusão nos moradores", diz o diretor do Procon, Claussius Vieira.

Um diferencial do produto chamou atenção dos moradores que, posteriormente, foi relatado ao Procon. Os vendedores afirmavam que o purificador de água poderia curar doenças.

“Geralmente, as vítimas são pessoas idosas que têm algum problema de saúde. No momento da venda, eles alegavam que o purificador tinha efeitos medicinais e poderia curar até doenças graves”, lamenta o representante o Procon.
Claussius afirma que os golpistas realmente tinham o produto, mas em um preço muito mais alto que o praticado no mercado. A maioria das vítimas mora nos bairros Serrano, Votocel e Parque Bela Vista.

A concessioinária Águas de Votorantim informou que não faz nenhum tipo de venda de porta em porta, e que não há empresa terceirizada autorizada a representá-la. Além disso, a empresa acionou a Polícia Civil para que o caso seja investigado.

Ao G1, o Procon de Votorantim informou que a empresa suspeita de aplicar os golpes foi identificada e devolveu o dinheiro às vítimas. Ainda segundo o órgão, nenhuma multa foi aplicada na empresa, já que os responsáveis se retrataram.

O nome da empresa e o valor pago pelo aparelho não foi divulgado, mas o Procon afirma que os vendedores continuam nas ruas oferecendo o produto.

De acordo com a Polícia Civil, nenhum boletim de ocorrência sobre o golpe foi registrado na delegacia, mas informou que a concessionária encaminhou documentos para abrir uma investigação. O material ainda será analisado.

O diretor do Procon afirma que qualquer pessoa que sentir-se lesada ou desconfiar de uma venda, pode ir ao Procon de Votorantim. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Eduardo Prado, 138, ou pelo telefone (15) 3243-4201.

Procon de Votorantim fica na Rua Eduardo Prado nº 138 (Foto: Google Street View/Reprodução)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim