Mais de 4 mil crianças já foram vacinadas em Votorantim
A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite segue até o dia 31 deste mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A ação é coordenada pela Secretaria da Saúde. Devem ser imunizadas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Até o momento, incluindo os dois dias "D" já realizados, foram aplicadas 4.118 doses de vacinas contra a pólio e 4.075 contra o sarampo. Os pais ou responsáveis podem procurar pelas UBSs de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento de cada uma delas.
De acordo com o secretário da Saúde, Junior Silveira, a cidade imunizou cerca de 65% do público alvo. "É importante que os pais se conscientizem para que possamos atingir a meta do Ministério da Saúde que é vacinar 95% do público alvo", ressalta.
Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, em Votorantim deverão ser imunizadas 6.175 crianças. A vacina contra o sarampo que vem sendo aplicada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será administrada a vacina oral, em gota.
A campanha tem como meta imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990.
Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
A.I. PMV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.