Um objeto simples, de PVC, mas que ajuda muito na leitura e na pronúncia dos alunos. Esse é o "sussurrofone", instrumento utilizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Lauro Alves Lima", no Jardim Serrano, para melhorar a aprendizagem dos estudantes.
O aparelho tem o formato de um telefone e foi colocado nas salas de aulas neste mês. Com o sussurrofone, o som da voz do aluno chega com precisão até o ouvido. Ao falar e ouvir as palavras, a criança se concentra no que está dizendo e a chance de errar a pronúncia diminui, melhorando, inclusive, a escrita, avaliam os especialistas.
De acordo com a diretora da unidade, Flávia Regina Vieira, o projeto foi inspirado em uma escola do Piauí, que criou o instrumento. "Com isso, os alunos perdem a vergonha da leitura em voz alta, percebem seus problemas de fala, como a troca do p e b, entre outros pontos positivos", destaca.
Para tanto, a escola produziu 264 sussurrofones para todos os alunos do 1º ao 5º ano da unidade. "É um projeto de baixo custo. Além disso, para confeccioná-los, tivemos o auxílio do engenheiro Valdir Pelegrine, da Secretaria da Educação", frisa Flávia. Ao comemorar os bons resultados obtidos na aprendizagem dos alunos, a diretora conclui: "este é um exemplo do quanto as coisas simples funcionam, ainda mais com a ajuda dos colegas".
Jornalista: Lucas Spirim
Fotos: Secretaria de Educação
A.I. PMV



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.