domingo, 30 de setembro de 2018

Referência na região, Associação de Deficientes de Votorantim faz 23 anos

Jornal Cruzeiro do Sul

Por ano, cerca de 42 mil pessoas são beneficiadas com atendimentos em saúde e com assistência social

O presidente da ADV, Jefferson Martinez. Crédito da foto: Fábio Rogério

A Associação de Deficientes de Votorantim (ADV) completou 23 anos de história neste mês de setembro, destacando-se como referência em habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física e múltipla na Região Metropolitana de Sorocaba.

Por ano, aproximadamente 42 mil pessoas são beneficiadas com atendimentos gratuitos nas áreas da saúde e da assistência social, de forma individual ou em grupos, sendo que os assistidos participam de atividades como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, hidroterapia, aulas de música, exames de audiometria, tecnologia assistiva, integração sensorial e serviço social.

O presidente da ADV, Jefferson Martinez, comenta que a instituição sem fins lucrativos iniciou as atividades em 23 de setembro de 1995, por um grupo de mães que tinham filhos com deficiência. “Essas mulheres buscavam tratamentos adequados para o desenvolvimento integral de seus filhos, assim como a inclusão deles na sociedade”, relembra. Ao longo dos anos, a entidade teve desafios e conquistas, destacando-se a construção da segunda sede, com recursos da Nota Fiscal Paulista, na rua Monte Alegre, 470, no centro de Votorantim. O investimento total na obra foi de R$ 2,5 milhões.

Já a primeira unidade, na avenida José Miguel Skif, 109, no bairro Barra Funda, oferece fisioterapia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Secretaria de Saúde do município. A entidade conta, ainda, com convênios com a Prefeitura de Sorocaba, Secretaria de Saúde de Votorantim, Diretoria Regional de Saúde, Mediplan e Unimed.

Para ajudar
Para dar continuidade aos serviços gratuitos de habilitação e reabilitação, a ADV conta com os recursos da Nota Fiscal Paulista. A população pode direcionar os créditos dos cupons fiscais sem identificação de CPF para a entidade. Para conseguir destinar os créditos é necessário que o consumidor baixe o aplicativo em dispositivo móvel, capte a imagem do cupom fiscal de compras pelo QR Code (função semelhante aos códigos de barras) e escolha a entidade para a qual deseja fazer a doação automática.

A ADV também disponibiliza várias urnas em pontos comerciais de Votorantim e região, nas quais o consumidor pode depositar o seu cupom fiscal. Semanalmente, os colaboradores da entidade recolhem esses cupons e realizam o procedimento necessário para o repasse dos créditos.

Outra opção é destinar parte do Imposto de Renda (IR), sendo que os limites de doação são: 6% do IR, para pessoas físicas, e 1% para empresas. Ao realizar a doação, o contribuinte deve apresentar o comprovante de depósito, transferência ou boleto pago ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes de Votorantim (CMDCA), para que o valor seja direcionado aos projetos da ADV. Após, deve emitir o recibo e enviar os dados à Receita Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3343-1233 ou site www.vivalegal.com.br (Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim